Sopa da Pedra Vegetariana, experimentar porque não?
Há uns dias fui a Almeirim almoçar ao "Toucinho", onde conheço a melhor sopa da pedra do mundo! Como sei mais ou menos a receita e me apeteceu comer de novo, lembrei-me de experimentar sem carne e ficou uma sopa da pedra vegetariana maravilhosa!
Antes, comia a sopa de entrada e depois o prato principal. Agora só peço a sopa que, como manda a receita do monge, é uma combinação de carnes de porco, enchidos, feijão encarnado, batata, cebola, etc. Mais uma vez estava óptima!
Então pensei, o tempo está a ficar frio, as sopas apetecem cada vez mais, então porque não fazer uma sopa da pedra sem carne?!
Experimentei e posso dizer que estava ótima!!!
Ingredientes
- Feijão Encarnado - 1/2 kg
- Cebola - 1
- Dentes de Alho - 2
- Batata - 1
- Abóbora - 6 cubos grandes
- Cenouras - 2
- Azeite - 2 colheres de sopa
- Coentros - 1 molho
- Orégãos - q.b
- Sal - q.b
- Louro - q.b
Instruções
Num tacho, coloque as batatas, as cenouras, a abóbora, a cebola, os alhos e o louro. Junte também metade dos coentros inteiros, porque os vai retirar antes de juntar o feijão. Cubra com água e deixe cozer.
Triture com a varinha metade do feijão e junte à sopa, juntamente com os restantes coentros picados, os orégãos, o sal, o azeite e o resto do feijão. Ferva mais 3 minutos e está pronta.
Esta é uma sopa que deve ficar espessa! Se gosta de piripíri, junte também à sopa.
Pode também adicionar uma mão de arroz logo de início. Fica ótima e rende mais!
Veja a foto da receita:
5 stars - based on 1 review(s)
Esta sopa fica ótima e já fiz duas vezes esta semana porque todos adoraram!
Parabéns e obrigada ?
Ainda bem que gostaram, é também uma das minhas favoritas 🙂
Boa tarde,
A vossa sopa da pedra vegana parece muito apetitosa, mas acho que é muito parecida à sopa de entulho/ sopa do campo.
Podem por favor esclarecer a diferença?
Cumprimentos do vosso amigo,
João C.
Bom dia João, é uma muito boa pergunta, já que a sopa de entulho é quase como a sopa da pedra, podemos lá pôr o que quisermos.
Eu chamei-lhe sopa da pedra, primeiro porque tinha visitado Almeirim recentemente 🙂 e porque esta leva os ingredientes e temperos, mas sem as carnes e enchidos.
A sopa de entulho é quase como o nome diz, é para colocar tudo o que quisermos 🙂 eu tenho uma receita de sopa de entulho light e existem grandes parecenças com a sopa da Pedra https://www.grafe-e-faca.com/receitas/sopas-acordas/sopa-receitas/sopa-de-entulho/
Obrigado e um abraço,
Luís Lucas