Arroz Tostado, o Arroz da República Dominicana
Há uns anos atrás, ia com frequência, em trabalho, a St. Domingo na Republica Dominicana. Claro que, como bom garfo que sou, corri as tasquinhas todas com os Dominicanos! Queria experimentar a comida típica e dei de caras com um arroz tostado.
Uma das vezes escolhemos peixe frito com uma espécie de arroz de tomate muito saboroso. Os meus companheiros pediram uma coisa que só os clientes habituais sabem: o arroz queimado do fundo do tacho. Não vem queimado mas sim tostado! Arroz tostado é óptimo e claro que também já faz parte das minhas ementas! Normalmente faço este acompanhamento com quaisquer restos de arroz branco, de tomate... Todos desde que não sejam passados por água, que lhe tira a goma.
Ingredientes
- Arroz Carolino - 1 mão por pessoa
- Cebola - 1
- Dentes de Alho - 4
- Folha de Louro - 1
- Orégãos - q.b
- Azeite - q.b
- Sal - q.b
Instruções
Coza o arroz em água e sal com a cebola e o louro. De início, não adicione a água toda, é preferível ir acrescentando a pouco e pouco do que ter água a mais.
Quando o arroz estiver cozido mas ainda rijo, apague o lume e junte os alhos picados e os orégãos. Deixe o arroz tomar o sabor dos temperos e enxugar para que, com a goma, fique colado.
Quando estiver frio, faça com as mãos uma ou várias bolas de arroz, conforme o jeito, e frite-as numa frigideira anti-aderente, untada com pouco azeite.
Calque o arroz com uma espátula de madeira de forma a que a bola fique espalmada e vá ajeitando dos lados para que fique redonda.
Quando achar que já está loira de um lado, vire-a com a ajuda de uma tampa de panela mas com muito cuidado para não se queimar.
Aloire do outro lado e vai ver que fica lindo e saboroso. Coloque num prato bonito e leve à mesa.
Veja a foto da receita: