Peru ao Sal
Antigamente a minha mãe criava os "piruns" e quando chegava a altura de os matar, embebedava-os com bagaço para os anestesiar e depois, como não tinha coragem, chamava a vizinha. Ultimamente tenho-os comprado no talho, são enormes! Nem cabem no forno!
Este ano consegui comprar uma perua criada ao ar livre, com couves e ração claro! Já tinha mais de um ano mas não era uma perua rija, pelo contrário, era bem tenra.
É costume, lá em casa, assar o peru temperado com alhos e massa de pimentão ou colorau e azeite. Desta vez, assei o bicho só com sal. Ficou muito bom!
Ingredientes
- Peru - 1 de tamanho médio
- Laranjas - algumas rodelas a gosto
- Limão - 1
- Cebolas - 1
- Louro - 8 folhas
- Aguardente - 1 cálice
- Água - q.b. para tapar um peru
- Sal Grosso - a gosto
Instruções
Peru ao Sal
Deixe o peru, de véspera, dentro de água temperada com rodelas de laranja, limão, cebola, louro e aguardente.
Ponha o peru num tabuleiro, barre-o com sal e leve-o ao forno a 180 graus , conte pelo menos 2h a 2h30 para ficar bem assado. Como é óbvio que o tempo depende dos fornos, logo o melhor é ir vendo como está o peru e vire-o pelo menos uma vez.
Não tenha medo de colocar muito sal por cima , porque o sal vai criar uma crosta na pele, que depois sai facilmente e o peru não fica salgado, mas fica sim com aquela cor torrada que tanto gostamos.
Não se esqueça de pôr sal dentro do peru, que aí sim vai dar sabor à carne. Neste caso não pode exagerar 🙂
Quando estiver quase assado, aumente a temperatura para o máximo, para a pele ficar estaladiça!
A seguir é só comer! Fica muito bom!!!