Almôndegas em molho de tomate
Estou para aqui a tentar lembrar-me de alguma vez ter feito almôndegas? Lembro-me sim de as ter comido feitas pela minha mãe. Já lá vão uns anos!
Como estou na Ericeira os putos têm jantado comigo quase todos os dias, e vão-me falando das almôndegas. As almôndegas que a mãe faz! São uma maravilha!!!
Vai daí, como às vezes tenho ideias muito originais, resolvi-me a fazer umas como a minha mãe fazia e como a Tânia me disse que fazia. Foi um êxito, claro!???
Na Ericeira come-se boa carne, às vezes melhor que peixe. Desta vez estava no talho central da Ericeira e quando dei por mim estavam lá umas almôndegas a olharem para mim!
Como sou um exagerado trouxe logo duas embalagens delas. Um fartote, deram para duas refeições!
Ingredientes
- Almôndegas - 15 temperadas com sal grosso
- Alhos - 1 cabeça descascada e picados grosseiramente
- Azeite - a cobrir o fundo generosamente
- Prepar o molho
- Tomate - 1.5kg bem maduro cortado em pequenos pedaços
- Cebola - 1 média bem picada
- Louro - 6 folhas
- Azeite - muito pouco só o suficiente para alourar a cebola
Instruções
Deixe fritar bem as almôndegas no azeite, quando estiverem bem fritas junte os alhos e deixe fritar mais dois a três minutos. Apague o lume e reserve.
Num tacho refogue a cebola com o louro no azeite, assim que começar a ficar transparente junte o tomate e deixe cozinhar esmagando-o de vez em quando para o molho ficar mais uniforme.
Quando estiver pronto deite as almôndegas e deixe o molho apurar!
As almôndegas estão prontas.
Para acompanhar, cosi meio pacote de tagliatelle em água a ferver temperada com sal grosso e umas gotas de azeite. Não se esqueça de apagar o lume com a massa ainda ligeiramente rija, al dente como dizem os italianos! ?