Como fazer Arroz de berbigão
Os berbigões só se devem comer em meses com erre! Diziam os antigos, ao que parece com razão, pois estamos no princípio de outubro e os berbigões estão ótimos, carnudos e saborosos.
Vai daí, resolvi fazer um arroz com os ditos.
Antigamente quando comprávamos os berbigões ou qualquer outro bivalve, tínhamos que os pôr de molho! Uns diziam que era só com água salgada, outros além do sal na água, também farinha. Enfim uma grande confusão que acabava sempre por matar metade dos “bichos” e os calhauzinhos não desapareciam por completo. Com azar lá ia um dente! Agora é mais fácil, os berbigões já vem decorados e sem areia!
Éramos 6 adultos e duas crianças.
Ingredientes
- Para preparar os berbigões
- Berbigão - 1kg de
- Alho - 8 dentes laminados
- Coentros - 1 molho
- Azeite
- Água a ferver
- Sal grosso
- Para o arroz
- Tomate - 1kg sem pele
- Arroz carolino - 8 mãos
- Cebola - 1 grande picada
- Louro - 3 folhas
- Coentros - picados
- Berbigões - miolo
- Azeite
- Vinho branco - 2dl
- Caldo dos berbigões
- Sal grosso
Instruções
Para preparar os berbigões
Num tacho, ponha a água, quando estiver a ferver junte os alhos, os coentros, o azeite e os berbigões. tempere com um pouco de sal. Assim que abrirem apague o lume e retire-os do caldo tire-os da casca.
Reserve o caldo, assim como os berbigões.
Para o arroz
Num tacho faça um refogado com a cebola, o louro e um pouco de azeite. Quando a cebola estiver loira, junte o tomate e deixe apurar um pouco. Deite agora o arroz com o vinho branco e vá acrescentando o caldo dos berbigões até o arroz estar cozido mas, rijinho. Apague o lume!
Se o caldo não chegar, junte mais um pouco de água a ferver.
Por fim junte os coentros, os berbigões e envolva muito bem no arroz.
Comi o arroz de berbigão a acompanhar uns fofos de pescada que tinha sobrado do jantar do dia anterior, mais uma salada de tomate bem maduro temperado com azeite vinagre e orégãos.
Estava tudo muito bom!