Arroz exótico
Estava na Ericeira, veio-me à cabeça um arroz com ananás, mas o pessoal lá em casa é sempre muito esquisito em relação às comidas mais exóticas. Foi o caso, o Zé não gosta da ananás, o Luis não gosta de fruta quente, a Beatriz não tocou e o Pedro provou uma garfada com ar enojado.
O resto adorou e o Zé, que não gostava de ananás, repetiu, mais do que uma vez! Apenas com um senão, para a próxima, podia pôr hortelã que ainda ficava melhor. E é capaz de ter razão!
E eu que também não acho muita piada da fruta na comida salgada. ADOREI!!!
Ingredientes
- arroz agulha - 9 mãos
- Cebola - 1 - grande picada grosseiramente
- Dente de Alho - 3 laminados
- Tomate - 1 - maduro com a pele cortado em pedaços grandes
- coentros - 1 molho
- Mangas - 1 - madura cortada em pedaços
- ananás - 2 rodelas - cortadas em pedaços
- creme de coco - 2 embalagens
- açafrão das índias - 1 colher de sopa
- pinhões - 100 gr
- louro - 4 folhas
- Azeite - a cobrir o fundo do tacho
- Água a ferver - qb
- Sal Grosso - qb
Instruções
Num tacho com o azeite a cobrir o fundo refogue a cebola com o louro. Quando o azeite estiver a ferver chegue a cebola para um dos lados e frite os pinhões até ficarem louros. Retire-os com cuidado para não tirar também a cebola e reserve.
Deite agora o tomate, deixe apurar um pouco e acrescente o arroz com uma parte dos coentros e água a tapar. Deixe ferver e vá acrescentando água. A meio da cozedura, com o arroz ainda rijo, ponha o ananás, a manga, mais coentros, o creme de coco, o sal, o açafrão espalhado por cima e mais água a ferver. Deixe ferver mais 2 ou 3 minutos e acrescente mais água para acabar de cozer na mesa. Por fim, junte os pinhões e mais coentros envolva bem. Vai adorar.
Eu comi-o com uns bifes da vazia grelhados, mas pode comer com o que lhe vier à cabeça, ou mesmo sem nada! Só o arroz.
Se gostar deite umas malaguetas picadas quando começar a confecionar a receita. Eu como tenho gente que não gosta, pico as malaguetas e ponho no meu prato. Adoro!
Veja as fotos:
Experimentei este prato e valeu muito a pena, os pinhões dão um sabor ótimo no fim de cada dentada, faltando apenas, na minha opinião, um pouco de hortelã para juntar ao sabor tropical das frutas e do caril