Arroz malandrinho de vinho tinto
Adoro vinho branco, só bebo vinho branco! Por isso, fiz um Arroz malandrinho de vinho tinto!!! PERCEBERAM? Eu também não! ???
Já tinha feito, uma espécie de risotto. Este também nasceu risotto e acabou malandrinho.
São coisas que acontecem. Água mais, gordura menos! Não era assim mas, ficou muito mais saudável!?
Agora vamos aprender a fazer a receita.
Ingredientes
- Arroz carolino - 3 mãos
- Cebola - 1/2 média picada
- Alho - 3 dentes esmagados
- Louro - 3 folhas
- Vinho tinto - 3 dl
- Azeite - a cobrir o fundo do tacho
- Água a ferver
- Sal grosso
Instruções
Num tacho com o azeite, o louro, os alhos e a cebola faça um refogado ligeiro, junte o arroz, deixe fritar um pouco, e deite o vinho tinto e o sal.
Vá deixando cozinhar juntando água a ferver sempre que necessário. Quando o arroz estiver quase cozido, mas, ainda um pouco rijo, retire do lume para que não fique espapaçado.
O arroz está pronto, convém comê-lo quase de imediato! Se quiser passar o arroz do tacho para um recipiente mais bonito deite-lhe antes água o mais quente possível e deite-a fora antes de pôr o arroz para que não arrefeça!
E pronto! Comi o arroz de vinho tinto a acompanhar umas croquetas* (veja aqui uma receita de croquetas) e uns pastéis de massa tenra que tinha comprado congelados! Soube muito bem! ???
Estava maravilhoso!!! ?
O costume! ???
*Croquetas? Leu bem! São assim, como uma espécie de croquetes, só uma espécie! Pois não tem nada a ver! ??? São feitas com bechamel e pouco conteúdo! Lá no meio podem levar uns bocadinhos de presunto, ou do que que lá quiser pôr.
Eu gosto muito. Quando vou a Espanha, não passo sem croquetas.