
Pastéis de massa tenra
Sempre gostei muito de pastéis de massa tenra, quando os queria comer ia (e vou) quando me deixarem! Ao restaurante, a casa da Emília em Alpiarça.
Fazê-los em casa, é que não! Dá muito trabalho. Lembro-me sempre da minha mãe aos sábados, passar a tarde inteira a confecioná-los. Já de noite fazia um arroz de tomate num tacho de barro que depois embrulhava em papéis de jornal para no dia seguinte ao almoço (pic-nic) no Pinhal da Malveira da Serra ainda estava quentinho para acompanhar os pastéis de massa tenra!
Ingredientes
- Massa tenra - Uma embalagem
- Para o recheio:
- Carne picada - que tinha sobrado de um frango assado
- cebola - 1 picada
- Louro - 3 folhas
- Noz de moscada - 1 ralada
- Azeite - a cobrir o fundo da frigideira
- Farinha de milho - 2 colheres sopa
- Sal grosso
- ovos - 2 batidos
- Leite
Instruções
Numa frigideira com o louro e o azeite aloire a cebola, junte a farinha de milho, envolva bem e deite o leite. Deixe apurar até ficar em creme, tempere com a noz de moscada e junte a carne! Vá mexendo até o recheio ficar bastante espesso.
Ponha agora as folhas da massa tenra na tábua e deite uma colher de sopa do recheio no meio, passe com o dedo molhado à volta da massa para quando dobrar a massa ao meio colar mais facilmente. Com os dentes de um garfo aperte o pastel à volta até ficar calado. Agora é só fritar até os pastéis ficarem loirinhos! ???