Caldo verde dieta
Hoje foi dia de caldo verde.
Em casa dos meus pais nunca se comia caldo verde. O meu pai estava sempre a refilar com a minha mãe por ela pôr batata a mais na sopa e em vez de um caldo, fazia um creme verde! Mas, era assim que eu gostava. É assim que eu ainda gosto!
Com as dietas e a mania de perder peso, de vez em quando ponho menos batatas e substituas por outras coisas: couve-flor e courgetes, como aconteceu nesta receita.
Eram só duas batatas e o caldo ficou mais líquido e menos cremoso!
Esta, o meu pai, ia adorar!
Lá em casa também nunca se punha chouriço no caldo verde.
Eu ainda hoje não consigo comer esta sopa com chouriço. Não sei de onde veio chouriço antigamente as pessoas eram pobres e não havia dinheiro para enchidos, quanto mais chouriço. O que se usava era uma bola de unto que se mergulhava na sopa para dar sabor. Azeite, só quem o tinha.
Chouriço de carne só quem matava porco, e não eram muitos!
Ingredientes
- Couve - 1kg cortada para caldo verde
- Batatas - 2 cortadas aos quartos
- Courgete - 1 descascada cortada em pedaços
- Couve-flor - 1 media cortada aos pedaços
- Cebola - 1 média cortada em quartos
- Água - fria a tapar os ingredientes
- Azeite - 3 colheres de sopa
- Sal grosso
Instruções
Ponha todos os ingredientes numa panela tape com água fria e ponha ao lume, assim que as batatas estiverem cozidas retire do lume e passe tudo pela varinha até obter um caldo cremoso. Leve de novo a sopa ao lume, assim que levantar bravura fervura, junte as couves cortadas fininhas e deixe cozer durante três a cinco minutos. Eu como gosto delas mais verdes deixo menos tempo ao lume. Apague o lume tempere com o azeite e o sal. Envolva tudo muito bem e o caldo/creme verde está pronto!
Antes de comer o caldo verde, gosto sempre de temperar com mais um pouco de azeite, depois é só mexer e comer!
Ficou uma delícia!