As alheiras de Mirandela são as mais conhecidas, mas, parece nunca foram de Mirandela, só lá iam apanhar o comboio!🤣
Estas vieram de Lagoa, ali ao lado de Macedo de Cavaleiros, que pertence a Bragança. São feitas pela Maria e pelo Carlos. Irmã e cunhado da Ana Guerreiro. Chegados de Suíça há uns anos mas que aprenderam como se faziam com os pais.
Eu tinha a mania que não gostava das alheiras, ficava enjoado só das ver no prato fritas sem pele acompanhadas de batatas fritas e ovo estrelado🤢! Era muita coisa frita!
Até que um dia fui à terra da Ana comprar um azeite virgem de se lhe tirar o chapéu🎩! A partir daí vou lá todos os anos buscá-lo! São quase 1000km, mas, vale a pena! O azeite é maravilhoso!!! E as alheiras também!!!
Foi lá que as comi pela primeira vez. Na casa dos pais da Ana, numa sala sem lareira com o fumeiro no teto, junto à parede. O lume fazia-se no chão, as alheiras e as chouriças estava penduradas por cima! O fumo para as fumar tanto passava diretamente por elas na direção da chaminé, como invadia a sala toda connosco ali ao fumeiro. Uma emoção😲🤧😲.
Era inverno, estava um “griso” do caraças, a gente não saiamos do pé do lume, para aquecer, assim como o lobo mau🤣 à espera das alheiras e das chouriças que estavam a assar nas brasas, mais umas torradas dum pão feito pela vizinha, a Ti Maria Luísa? Tia da Micas, já velhota que ainda faz pão todos os dias. Quase analfabeta, vedeta da TV. Sabe mais de história e de política que a grande maioria dos Portugueses!
Voltando às alheiras de Lagoa, gosto mesmo delas!🥰😍🥰
Agora, já há uns anos para cá sempre que vamos buscar o azeite trazemos sempre umas alheiras de presente! E que presente!
Congelamos uma a uma e vamos comendo durante o ano! Só de vez em quando. Claro!🤩
Foi o que aconteceu desta vez. Fui almoçar a casa do Tozinho uma cataplana de bacalhau que estava ótima ! Para o lanche, uma surpresa? Uma das tais alheiras guardadas religiosamente e assada num forninho onde fazemos as torradas. Ficou deliciosa!!!
Já sabem quando comerem uma alheira, mesmo daquelas de aviário, assem-nas na brasa, em álcool como os chouriços, no forno, ou no forninho!
Vão ter uma especial surpresa!
Alheiras fritas com batatas fritas e ovo frito, nunca mais!!!