Cadelinhas, ou conquilhas à bulhão pato
Cadelinhas é a forma como eu gosto de chamar às Conquilhas.
Conquilhas é a maneira como as gentes lá mais para o sul gostam de chamar às cadelinhas.
Cadelinhas ou Conquilhas, são uns bivalves que eu adoro! Quando vou de férias para o Algarve, é ver toda a gente na maré baixa a rodar o pé dentro de areia para apanhar os ditos bichinhos. Com proibição ou sem ela, por causa das intoxicações, o pessoal não se importa, de “ganhar” uma dor de barriga? Fica sempre bem, quando dizem aos amigos que aquelas cadelinhas foram eles que apanharam! ??????
Antigamente as que se compravam na praça vinham sempre com muita areia. Havia montes de teorias para lhes tirar a areia. Uma era pô-las de molho de um dia para o outro em água com bastante sal. Eu não sei se punha sal a mais, mas, a verdade é que quando as ia cozinhar muitas estavam mortas. Depois era a mesma coisa, mas, com farinha, diziam que elas comiam a farinha de trigo e deitavam fora a areia! Ainda morriam mais! Em algumas bancas das praças vendiam e vendem as cadelinhas com um baldinho de água do mar para quando chegarmos a casa as pôr de molho.
Hoje em dia já se compram depuradas. Quase sem areia! Já não as ponho de molho! Assim que chego casa vão para a gaveta de baixo do frigorífico. Na altura de cozinhar, passo-as por água doce e vão diretamente para a frigideira!
Às vezes ainda tem um pouco de areia, mas não tem nada a ver com aquelas que comia antes!
Agora vamos cozinhá-las:
Ingredientes
- Cadelinhas - 1kg
- Alho - 6 dentes inteiros esmagados com a pele, ou cortados em laminas grossas
- Coentros - 1 molho picados
- Azeite - a cobrir o fundo da frigideira
- Limão - 1/2, opcional
Instruções
Numa frigideira grande com o azeite, aloire os alhos, baixe o lume e deite as cadelinhas com os coentros, envolva tudo muito bem e vá deixando que elas abram, assim que vir que estão todas abertas, retire imediatamente do lume para que não cozinhem demais e minguem tanto que quase desapareçam. Se gostar regue com o sumo de limão! Eu como não gosto muito como-as só assim!
Depois ainda há outras versões para aumentar o molho. Um pouco de água, um pouco de vinho branco, ou também há quem lhes ponha mostarda misturada com cerveja, logo no início, fica mais molho e não é mau de todo.
É assim como um bulhão pato aldrabado!
Eu gosto de todas as formas!!!