Arroz de lavagante e gambas malandrinho
Na sexta-feira como o costume recebi uma mensagem da Dulce da Peixaria do Mercado com os peixes que ia ter no sábado no mercado do Entroncamento. Lá no meio tinha um lavagante que na fotografia parecia grande, mas, afinal só tinha 400 g! Uma fartura para oito. O Zé lá se lembrou de fazermos um arroz de lavagante com tinha lá umas gambas descascadas que como de costume não sabem nada.
Nada melhor que irem parar ao dito arroz!
Ingredientes
- Lavagante - 1 com 400g (devia ter 2kg)
- Gambas
- Arroz agulha - 8 mãos (não havia carolino)
- Tomate pelado - 2 latas grandes
- Cebola - 1 média picada
- Alho - 3 dentes picado
- Azeite - a cobrir o fundo
- Caldo da cozedura do lavagante
- Sal grosso
Instruções
Comece por cozer o lavagante coberto de água a ferver durante pelo menos 15 a 20 minutos. Depois de cozido tire-lhe una parte das cascas (deixe algumas para parecer mais?) e reserve, assim como o caldo.
Comece a fazer o arroz num tacho refogando primeiro a cebola, juntando a seguir o tomate e depois de estar apurado deite-lhe o arroz. Deixe cozinhar juntando o caldo do lavagante sempre que necessário. Quando o arroz estiver quase cozido, mas, ainda rijo junte as gambas congeladas mais água a ferver e deixe ao lume até ganharem cor!
Mesmo depois de apagar o lume deite mais um pouco de água de maneira que fique líquido! Não é uma sopa, mas quase!? O arroz depois vai enxugar uma boa parte do caldo!
Aqueça um recipiente de barro com água quase a ferver para aquecer, deite fora água e deite-lhe o arroz malandrinho. Decore com os pedaços de lavagante que reservou e leve à mesa!
Ficou lindo e saboroso!
Se lhe der mais jeito leve mesmo o tacho à mesa.
Ainda tinha ficado melhor com um lavagante maior sem serem necessárias as gambas. O louro também cheguei a conclusão que não vale a pena pôr, pois o arroz tem de saber mesmo, é ao lavagante!