Açorda de gambas e tomate
No outro dia fui ao supermercado comprar umas gambas já cozidas. São ótimas, era para trazer uma caixa de meio quilo, mas acabei por trazer duas! Claro que só comi metade, a outra foi parar ao frigorífico, dois dias depois lembrei-me delas para fazer uma açorda!. As açordas de marisco que costumo fazer, são só com o marisco, pão, alhos, azeite e o caldo de cozer as gambas!
Desta vez, as gambas já estavam cozidas e tinha de inventar o caldo. Também tinha lá em casa 200 g de tomate pelado que tinha sobrado de uma feijoada que não sabia o que lhe havia de fazer.
Ingredientes
- Gambas - 1/2kg
- Tomate pelado - 200g
- Carcaças - 5 partidas em pedaços pequenos
- Alho - 8 dentes laminados
- Ovos - 3 bem batidos
- Sal grosso
- Caldo das cabeças e cascas das gambas
- Azeite - a cobrir o fundo
- Gambas inteiras - para decorar a açorda no prato
Instruções
Comece por tirar as cascas e as cabeças às gambas. Ponha-as num tacho, cubra com água e leve ao lume a ferver uns cinco minutos, a seguir com uma varinha desfaça tudo. Passe por um passador de rede até obter um caldo limpo das cascas.
Prepare o pão, regue com o caldo a ferver e com a ajuda de um esmagador desfaça-o e reserve.
Num tacho com o azeite, aloire ligeiramente os alhos com o louro, junte o tomate e deixe apurar!
Junte agora o pão e se necessário mais caldo, vá sempre mexendo até obter uma açorda com a textura a seu gosto. Apague o lume, deite os ovos e envolva-os bem no pão. Leve de novo ao lume e junte as gambas mexendo sempre!
A açorda está pronta!
O tomate deixou açorda mais bonita e saborosa sem tirar o aroma das gambas.
Decore no prato com as gambas inteiras!