
Robalo no forno com coentros
Tinha comprado um robalo com um 1.5kg no mercado de Alvalade, como sempre fresquíssimo. Inicialmente pensava que ia cozinhar para cinco, entretanto passamos a ser oito e o dito robalo, como é óbvio não chegava. Fui então à praça na Ericeira, e comprei mais dois robalos pequenos para fazerem companhia um ao outro no forno. Eu, peixe assado no forno gosto de qualquer maneira. Com tomate, sem tomate, com colorau, sem colorau. Gosto mesmo!!! E lá em casa também!
Éramos oito e os três Robalos juntos pesavam mais ou menos 4kg. Preparei-os da maneira mais fácil e simples: só com cebola alho e coentros.
Ingredientes
- robalo - 3 a 4kg
- Cebolas - 2 grandes cortadas às rodelas grossas
- batatas - 8 médias cortadas em cubos
- alho - 6 dentes laminados
- coentros - 1 molho grande
- Sal grosso
- azeite - 1/2 dl
- louro - 8 folhas
- vinho branco - 1 garrafa
- Água a ferver
Instruções
Num tabuleiro ponha o peixe com golpes até à espinha, inclusive. À volta, coloque as batatas, as cebolas, os alhos, o louro e os coentros. Tempere com sal e regue com azeite, vinho branco, um pouco de água e leve ao forno. Quando as batatas estiverem macias está pronto a ir para a mesa. Acompanha com uma boa salada de alface e coentros.
No caso de estar atrasado, ligue o forno e antes de lá colocar o tabuleiro de metal ponha-o em cima do fogão, na chama, para que aqueça rapidamente e começa a ferver. Só então o coloca no forno!
Se o tabuleiro for de barro esqueça. Com a chama pode rachar.