Soufflé de linguado
No outro dia tinha feito um linguado assado no forno com limão. Sobrou uma parte com montes de cebola e molho. Claro que foi tudo parar ao frigorífico à espera de uma oportunidade? E e lá surgiu! Um soufflé!
Já não comia há muitos anos. Lembro-me perfeitamente que era a especialidade, assim como os bifes de um restaurante ao lado da Assembleia da República.
Nunca tinha feito, não sei porquê, mas, achava que era um pouco como o molotov, que depois de feito encolhia.
Mas não!!!
Ingredientes
- Peixe com o respetivo molho - 400g
- Manteiga - 50g
- Farinha - 50g
- Queijo - 50g
- Ovos - 5
- Leite - 1/2 litro
- Fermento - 1 colher de chá
- Sal grosso
Instruções
Derreta a manteiga, junte a farinha
e envolva bem na gordura, deite o leite e vá mexendo até obter um creme. Apague o lume, deixe arrefecer e junte as gemas, envolva bem, deite agora o peixe com a cebola e o respetivo molho, mais o queijo e o sal. Leve de novo a lume médio, assim que começar a ferver, são mais cinco minutos sempre a mexer, ponha o fermento, junte muito bem e deixe arrefecer.
À parte, bata as claras em castelo bem firme e junte ao preparado que, entretanto, arrefeceu. Envolva bem com muito cuidado para que as claras se mantenham firmes!
Deite o preparado num recipiente bonito, deixando um espaço de cerca de dois a três centímetros do bordo, e leve ao forno pré aquecido A 180° durante cerca de 25 minutos!
Ficou lindo e saboroso! Vou voltar a fazer com mais frequência!!!