Arroz de Mostarda
Aqui há uns meses abriu em Campo de Ourique uma loja gourmet de produtos franceses, que vai dos queijos e patês, até à mostarda de Dijon.
Trouxe de lá uma mostarda de Dijon bem picante e saborosa, que comi mais de metade nos primeiros dias. Adoro mostarda. Por mim, comia mostarda com tudo. Como tal, aproveitei umas cenouras e umas sementes de coentros frescos para criar um prato diferente e muito saboroso.
Ingredientes
- Arroz - 2 mãos
- Cebola - 1 média, cortada aos gomos inteiros
- Cenoura - 2 cortadas às rodelas finas
- Sementes de coentros frescas - 1 colher de sopa
- Alho - 1 dente cortado em fatias grossas
- Folha de Louro - 4
- Mostarda Dijon - 1 colher bem cheia
- Piripíri - 2 picados
- Sal - q.b.
- Azeite - q.b.
- Água - q.b.
Instruções
Num tacho com azeite ponha as cenouras com o louro, o piripíri, o sal e deixe refogar um pouco.
Acrescente água, tape o tacho e deixe ficar até a cebola estar translúcida.
Junte agora o arroz e deixe-o fritar durante dois ou três minutos.
Acrescente um pouco de água, ponha os coentros e deixe ir cozinhando o arroz, deixando sempre água evaporar e acrescentando mais até o arroz estar quase cozido e quase sem água.
Apague o lume, junte a mostarda e bem no arroz.
Está pronto!
Ficou uma maravilha. Para mim, que adoro emoções fortes, estava espetacular, carregado de mostarda. Para quem é mais sensível ou não gosta muito de mostarda, ponha só uma colher rasa. Não fica tão intenso, mas, com certeza, também ficará saboroso. O sabor da mostarda envolvido com o sabor das sementes dos coentros dá-lhe um toque fabuloso.
Para não correr grandes riscos, e como a mostarda só é posta depois do lume apagado, pode ir juntando e provando até chegar ao ponto que lhe agradar mais.
Portanto já sabe, quando não tiver grandes soluções em casa para fazer uma comida diferente, faça um arroz de mostarda, nem que seja só de alho, coentros e a dita mostarda.