Goiabada ou doce de goiaba
A goiaba é uma fruta brasileira que os portugueses “descobriram” quando descobriram o Brasil.
Para fazer marmelada, como não tinham marmelos começaram a usar a goiaba. Não é a mesma coisa! Mas, é muito boa e até mais saborosa que a marmelada!
Eu lá no Ribatejo aqui há uns anos resolvi comprar uma e plantá-la lá no pomar. Esqueci-me da geada e nesse inverno a coitada da goiabeira ficou de tal maneira queimada com o gelo que eu resolvi arrancá-la para pôr outra árvore no seu lugar! Felizmente não me a deixaram arrancar! E não é que se fez um arbusto espetacular! Todos os anos cheia de fruta! Este inverno não me posso esquecer, de a tapar com um plástico para a proteger do gelo, senão para o ano não há goiabada!😢😢😢
Ingredientes
- Goiaba - 1kg
- Açúcar - 500g
- Água - 100ml
- Sal grosso - 1 colher pequena
Instruções
Corte as goiabas em quartos.
No liquidificador, desfaça as goiabas com um pouco de água até ficar uma mistura homogénea. Agora passe as goiabas por uma rede com a ajuda de uma espátula para eliminar as sementes!
Ponha tudo numa panela e leve ao lume cerca de 40 minutos até o doce engrossar, mas de maneira que se possa comer à colher! Se quiser que a goiabada fique sólida deixe ferver até o doce ficar mais espesso.
Deite o doce em frascos esterilizados, de preferência ponha no frigorífico e vá comento com umas torradinhas pela manhã, pela tarde ou pela noite! Se gostou muito, coma à colherada sem pão como um lambão!🤪🤪🤪
Engorda menos! Hi Hi