
Creme de ervilhas com queijo fresco
A Sílvia uma vez falou-me que na terra dela, no Algarve a avó fazia-lhe, e a mãe faz-lhe uma sopa de ervilhas espectacular que era assim como umas ervilhas guisadas com carne, chouriço, coentros e massinhas mas com mais caldo e que se comia, e come, como sopa. Vai daí, lembrei-me, porque não fazer uma sopa "parecida"' sem carnes nem massinhas, em creme. E assim fiz, só não fiz o ovo escalfado, troquei-o por queijo fresco, estava de comer e chorar por mais, bem espesso como eu gosto!
Ingredientes
- Ervilhas - 1kg descascadas
- Cebola - 1
- Alho - 1 dente
- Louro - 4 folhas
- Coentros - 1 molhinho
- Hortelã - 1 molhinho
- Azeite - a cobrir o fundo
- Água - a cobrir todos os ingredientes
- Sal
- Bicarbonato - 1 colher de chá (opcional para manter o verde das ervilhas)
- Queijo fresco - Cortado em cubos pequenos
Instruções
Junte tudo num tacho menos o queijo, tape com agua e deixe cozer as ervilhas, quando estiverem cozidas, mas ainda um pouco rijas, retire algumas e passe tudo com um varinha, leve mais 1 minuto ao lume e está pronta.
Deite num prato bonito, e decore com as ervilhas que tirou antes de passar a sopa, junte também os cubos de queijo fresco, coma bem quente!
É uma delícia!!!