A primeira vez que comi Sopas Fervidas foi em Mourão, no Alentejo perto de Regengos de Monsaraz, em casa da Lurdes! A Lurdes é uma cozinheira de mão cheia! Filha de família alentejana. O pai ex. presidente da Câmara, a Lurdes ex. professora! Com um “jeito” enorme para cozinhar!
Algumas das comidas já conhecia do restaurante do Manel! Nesse fim de semana em Mourão ficaram-me duas receitas. As Sopas fervidas e o Chispe assado no forno como se fosse fiambre (este nunca mais voltei a comer)! Foi lá que comi e ouvi falar das Sopas fervidas pela primeira vez!
- Tempo de Prep: 30 minutos
- Tempo de Coz: 40 minutos
Sopas fervidas Alentejanas à moda de Mourão
Ingredientes
- Cozido à Portuguesa - O que sobrou do Cozido
- Hortelã - 1 ramo
- Pão - Fatias q.b. para cobrir a Travessa
Instruções
É um prato típico da margem esquerda do Guadiana. Um cozido à portuguesa entre fatias de pão!
Normalmente faço esta receita com os restos do cozido, limpo as carnes das gorduras e dos ossos, corto os chouriços em pequenos pedaços, tiro a pele à farinheira, corto as cenouras e os nabos em pequenos pedaços, assim como o lombardo e reservo tudo!
Corto umas fatias de pão alentejano, ou, outro em fatias finas! Num recipiente à medida das sobras, comece por forrar o fundo com fatias de pão, ponha agora as couves com os nabos, as cenouras e as carnes mais folhas de hortelã. A seguir, novamente o cozido com hortelã e por fim a tapar mais uns fatias de pão.
Cubra com o caldo do cozido, leve ao forno, quando o pão em cima estiver torrado, está pronto! É melhor que cozido! É ótimo! Muito saboroso e elegante, assim uma espécie de Lasanha à Portuguesa!!!