Puré de Batata Doce Misto
Até há pouco tempo, raramente comia batata doce.
A lembrança que tenho de infância é de umas batatas às rodelas grossas, que os meus pais fritavam em óleo de amendoim. Não achava piada nenhuma. Agora, com a moda da batata doce, comecei a experimentar e a maneira como gosto mais é em puré.
No outro dia, fui à quinta da Marília (já lá não ia há alguns anos), que conheço desde o tempo que ainda vendia na praça da Ericeira. Fui lá visitá-la, a ela e ao marido. Acabei por trazer tomates, ovos, feijão verde e outras coisas que foram aparecendo. A plantação de batata doce era enorme, e resolvi trazer um ramo inteiro de batata doce. Quando cheguei a casa já sabia que ia fazer: um puré de batata doce. Como só cozi uma, acabei por lhe misturar com um pacote de fécula de batata que lá tinha em casa. Ficou espetacular, muito saboroso.
Ingredientes
- Batata Doce - 1 grande, descascada e cortada aos cubos
- Fécula de Batata - 1 pacote
- Noz Moscada - 1 colher
- Limão - 1 casca ralada
- Manteiga - 2 colheres de sopa
- Leite - quanto baste para diluir a colher de chá de noz moscada
- Água da cozedura da batata doce - q.b.
Instruções
Num tacho com água a ferver ponha a batata doce a cozer.
Quando estiver bem cozida, escorra água para outro recipiente e reserve.
Com um esmagador, desfaça a batata doce e junte a fécula de batata, o leite, um pouco de água da cozedura, noz moscada e a casca de limão.
Leve ao lume até estar tudo muito bem envolvido. Se necessário, acrescente mais água da cozedura da batata doce.
Quando começar a levantar fervura, ponha a manteiga e deixe envolver bem no puré.
Este puré foi para fazer um empadão com espinafres, mas da próxima vez faço igual para acompanhar com uns bifes ou uma carne assada. Vão gostar muito!