Bacalhau à Braz ou à Brás?
Este prato de bacalhau é 100% alfacinha. Reza a lenda que terá sido criado numa taberna do Bairro Alto, ainda no século XIX. Pode-se dizer "à Braz" ou "à Brás" uma vez que a diferença depende apenas da aplicação dos diversos acordos ortográficos. De qualquer forma, é certo que o Sr. Brás era o dono da tal taberna e que misturou bacalhau desfiado, batatas fritas e ovos mexidos.
"Farto-me" de fazer receitas à Brás e quando fui ver o site, reparei que não tinha nenhuma de Bacalhau à Brás. A primeira vez que me lembro de comer este prato foi em casa da minha tia, numa altura complicada da minha vida, em que passava alguma fome. Nessa altura, ia lá comer quase todos os dias para recuperar de um estado de fraqueza geral por falta de alimentação. Não comia por não ter dinheiro, mas porque fazia outras opções: preferia gastar todo o dinheiro que ganhava em roupa e bailaricos.
Na altura, trabalhava numa agência ali para os lados da Almirante Reis. Quando tinha algum dinheiro, ia com os meus colegas almoçar ao Café Colonial, bem perto dos Anjos. Eles diziam que ali se comia o melhor Bacalhau à Brás de Lisboa. Era um café enorme, com uma salinha ao fundo onde se localizava a parte do restaurante.
Lembro-me bem deste bacalhau, era de facto excecional! Vinha para a mesa naquelas travessas de aço inoxidável: o bacalhau e a cebola vinham quase crus, com as batatas muito fininhas, bem fritas, e os ovos muito mal-passados. Era realmente muito bom!!!
Quando tenho mais tempo, faço o Bacalhau à Brás com batatas cruas fritas por mim. Mas, desta vez, não tinha tempo e as batatas acabaram por ser mesmo de pacote. Originalmente, esta receita é feita com salsa, mas como não tinha levou coentros.
Ingredientes
- Posta de Bacalhau - 2 cruas, desmanchadas sem pele nem espinhas
- Cebolas - 2 cortadas às tiras muito fininhas
- Alho - 2 dentes laminados
- Louro - 6 folhas
- Batata Frita Palha - 1 pacote
- Ovos - 6 bem batidos
- Salsa (ou Coentros) - q.b. (bem picados)
- Azeite - q.b.
- Pimenta Preta - a gosto
- Sal - q.b.
Instruções
Numa frigideira com azeite a ferver, deite a cebola e o louro e deixe ao lume um ou dois minutos. Não é para alourar, deve ficar quase crua.
Depois junte o bacalhau cru e deixe também pouco tempo, para não ficar muito cozinhado.
Envolva tudo muito bem e junte as batatas, logo seguidas dos ovos com os coentros.
Deixe os ovos fritar um pouco, mas apague o lume enquanto ainda estiverem um pouco crus.
Ponha num recipiente bonito e polvilhe com mais coentros picados.
Era assim que eu os comia no Café Colonial.
Estes também não ficaram nada mal.
A pimenta preta? Cada qual põe a seu gosto.