No domingo apeteceu-me uma pizza! Mas não me apeteceu fazer a massa nem sair de casa para a comprar. Vai daí, tinha no armário uma embalagem de pão de forma, daquele sem côdea, lá teve de ser uma espécie de pizza feita com pão de forma.
Uma espécie de Pizza
- 1 embalagem de pão de forma sem côdea
- 1 lata de 1/2kg de tomate
- 1 cebola picada
- 1 mão de orégãos
- Azeite
- vinagre
- Sal grosso
- Água
Num recipiente esmague o tomate, junte a cebola, o azeite, o vinagre, o sal e um pouco de água. Mexa como se fosse para uma salada, mas em molho.
Molho preparado.
A parte do molho cru que sobrar, deite numa frigideira e ponha ao lume até ficar apurado.
Numa forma de abrir, ponha uma primeira camada de pão, mais uma camada do molho cru, repita com mais pão, mais molho e mais uma de pão para acabar.
Leve ao forno a 200 graus durante 10 minutos e retire do forno. Desmanche a forma e com muito jeito passe sem se queimar a “pizza” para um tabuleiro invertendo a base, que agora fica para cima. Regue com o molho de tomate preparado e salpique com os alhos e pedaços de queijo (eu usei queijo da ilha) e leve novamente ao forno até o queijo derreter.
Se quiser descasque um tomate maduro com uma faca bem afiada andando à volta de maneira que saia inteira, enrole e tem uma flor. Ponha-a no meio da “pizza”.
Coma bem quente, se sobrou molho, deite por cima.