Há uns anos na feira do Entroncamento comprei uma árvore de fruta exótica. Trazia uma etiqueta com ela que desapareceu com o tempo, entretanto cresceu e resolveu começar a dar fruta! E que fruta? GOIABAS! Descobri na internet!!!
A goiaba não é um fruto de cá, fui pesquisar um pouco mais sobre a sua origem e como veio parar até ao nosso país. Diz a lenda que a goiaba já era cultivada pelos Incas e já existia no Brasil muito antes de nós portugueses lá chegarmos. Foram os portugueses que a levaram da América do Sul e Central para a Índia e África.
Também na ilha da Madeira se encontram muitas goiabas, que utilizam em sumos e sobremesas.
Com sementes comestíveis, a goiaba tem um cheiro docinho e uma textura suave e apetitosa. E se o interior é praticamente irresistível, o exterior também não é nada de se deitar fora.! A casca e as folhas da goiaba têm imensas vitaminas que fazem muito bem à nossa saúde, como tratar a tosse, diminuir as diabetes, baixar a tensão arterial e o colesterol, faz bem à visão e até à diarreia!
Da goiaba também se faz goiabada uma espécie de marmelada, ou em gelados, geleia, sumos, ou como é óbvio, fresca à colherada!? Todas as desculpas são boas para comer goiaba!!!