Cassata (ou Bolo Frio de Morangos)
A combinação de morangos com pão de ló é um clássico que nunca falha. A leveza e doçura do pão de ló absorvem os sucos frescos e ligeiramente ácidos dos morangos, criando uma sobremesa equilibrada, húmida e cheia de sabor. Nesta versão fria, quase entre bolo e sobremesa gelada, o resultado é simples, fresco e surpreendentemente sofisticado.
Ingredientes
- Morangos - 1.5kg cortados às rodelas
- Morangos - 0.5kg (para o molho)
- Pão de Ló - 1 cortado em fatias
- Açúcar - 2 x 250g
- Limão - raspa de 2 limões
- sal grosso - 1 pitada
- Hortelã - picada qb
- Vinho do porto - 1dl
- Água - qb
- Chantilly - 2 embalagens
- malagueta - 1 (piripíri) picada
Instruções
Preparação
Coloque os morangos numa taça e tempere-os com açúcar, hortelã, raspa de limão, uma pitada de sal, vinho do Porto e de água de forma a que fique com molho suficiente para ensopar o pão de ló. Envolva bem e deixe repousar no frigorífico durante cerca de uma hora, até libertarem os sucos dos morangos.
Numa forma ou numa tigela grande, disponha uma primeira camada de pão de ló embebido no molho dos morangos. Cubra com uma camada de morangos e finalize com chantilly. Repita as camadas até terminar os ingredientes, acabando com pão de ló e chantilly.
Leve ao congelador até ficar firme.
Molho de cobertura
Leve ao lume os morangos reservados com o açúcar, um pouco de água, raspa de limão e a malagueta. Deixe ferver e vá esmagando os morangos até obter um molho espesso e bem apurado. Retire do lume e deixe arrefecer no frigorífico.
Finalização
• Versão fresca:desenforme para um prato de servir, cubra com o molho frio e decore com morangos cortados ao meio.
• Versão gelada:desenforme e sirva como um semifrio, regando com o molho ligeiramente morno.
Uma sobremesa simples, fresca e deliciosa!







