Peixinhos da horta, aqueles que são fáceis de apanhar
Peixinhos da horta é aquele petisco que é impossível não gostar, é provavelmente uma das minhas entradas favoritas, quando bem feitas. Quando tive o meu restaurante "O Vicentinho" lá nos distantes anos 90, uma das entradas, que tinha mais saída eram os Peixinhos da horta.
Apenas por curiosidade diz-se que a Tempura, prato típico da cozinha Japonesa tem origem nos nossos peixinhos da horta, que foram levados pelos Jesuítas até ao Japão por volta do século XVI. Como é óbvio que ao longo dos anos os japoneses foram aperfeiçoando a receita da polme, mas as bases são as mesmas.
Ingredientes
- Feijão Verde - 400g
- Polme
- Farinha - 125g
- Fermento em pó - 1 colher de café
- Alhos - 2 dentes picados
- Leite - 1dl
- Ovos - 2 inteiros
- Sal Grosso - q.b.
- Pimenta - a gosto
Instruções
Primeiro tratamos do Feijão verde
Apare as pontas do feijão e no caso de ter aqueles fios rijos dos lados. Retire com a ajuda de uma faca, passe por água e coza em água a ferver 4/5 minutos (eu gosto deles rijinhos). Escorra a água e reserve.
Para o polme dos peixinhos da horta:
Junte todos os ingredientes num copo e com a varinha misture muito bem. Se tiver tempo deixe descansar 20 minutos, se não, faça de imediato.
Para fritar, envolva bem os feijões na massa, um a um com a ajuda de um garfo e frite em óleo quente.
Tem de ser rápido para ficarem loiros e não queimarem.
Escorra-os bem em papel absorvente.
E COMA OS PEIXINHOS DA HORTA, como se não houvesse amanhã, como entrada, com arroz de tomate, de feijão, de grelos, de favas, com o que lhe apetecer.