Piri-piri , malaguetas, ou jindungos?

As malaguetas tem muitos nomes por esse mundo fora! Eu adoro os piri-píris, acabo por comer jindungos a quase todas as refeições! Normalmente frescos, acabados de apanhar das “malagueteiras”.
Quando não vou estar ao pé dos “piripirireiros”, apanho os piri-píris e  levo-os para casa, ou para quando vou ao restaurante levo-os no bolso!!!
Tenho alguma dificuldade em usar os molhos picantes feitos em casa, ou aqueles que andam por aí.
Os jindungos e os outros têm um sabor próprio! O que costumam misturar às vagens de piri-píri para fazer os molhos: whisky, azeite, óleo e outras coisas, altera o sabor e eu não aprecio!
Portanto, para mim todas as comidas levam malaguetas. É assim, nos guisados, nos peixes cozidos, nas sopas, nos doces e até nos licores.
A característica picante deve-se principalmente à capsaicina, uma substância química que provoca ardor quando em contacto com a boca, ou em qualquer outra parte do corpo. (experimente a coçar os olhos depois de ter estado a mexer numas vagens de jindungo e depois diga-me ???)!!!

Também em termos de saúde, há muito quem defenda a sua utilização na prevenção de uma série de doenças.
As malaguetas, dizem os entendidos aumentam o fluxo sanguíneo ajudando na redução da pressão arterial, elimina células cancerosas, melhora os níveis de colesterol, ajuda na flora intestinal reduzindo o risco de diabetes, melhora a digestão, atua no descongestionamento nasal (penso que aqui a solução não é meter as malaguetas nariz ???), também ajuda na depressão, nas enxaquecas, nas gripes, nas hemorroidas e até nos problemas do coração ajudando a desobstruir os vasos sanguíneos, ativando assim a circulação arterial. E muitas mais soluções para a saúde!

Não se esqueça! Depois de mexer nas vagens picantes, lave muito bem as mãos para não ficar a “arder”!
Para mim o que vale, é que as malaguetas, os jindungos, os piri-piris, ou… são um tempero que adoro!
E a minha neta Beatriz com 10 anos também!!!???

Este texto foi retirado de vários artigos que estive a ler na internet!
Deixo aqui, alguns deles para uma informação mais completa:

https://anitricionista.blogs.sapo.pt/

https://www.incomummagazine.com/pt/

https://www.minhodigital.com/news/jindungo-faz-bem-saude

https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/pimenta-de-caiena

Piri-piri , malaguetas, ou jindungos piri-piri , malaguetas, ou jindungos - Piri-piri , malaguetas, ou jindungos?