Quer aprender como cozer bacalhau? Este bacalhau pesquei-o no Entroncamento na peixaria do mercado. Mas como era o fim-de-semana de Finados e não podíamos mudar de concelho, o bacalhau veio  a nadar com a Dulce até à Carregueira! E  chegou!!!

Era um bicho com 5 kgs, espetacular! Supostamente para estar de molho quase uma semana. Mas não, ao fim de dois dias e meio já se comia muito bem só com um pequeno toque a sal. Comi-o cozido com batatas, cenouras, ovo mal cozido, couves lá da horta e muito azeite de Lagoa em Trás os Montes.

Para cozer o bacalhau, já sabem! Quando a água estiver a ferver, mergulhe o bacalhau, quando levantar novamente a fervura, apague o lume, tape o tacho e aguarde pelo menos 10 minutos, até bacalhau estar pronto para comer! A razão pela qual não é necessário cozer o bacalhau durante muito tempo é porque ele já cozeu durante a cura de sal e de secagem.

Para cozer o ovo e ficar com a gema líquida, basta mergulhá-lo com a ajuda de uma colher em água a ferver. São só 5 minutos, passe por água fria para parar a cozedura e descasque.
Agora é só juntar tudo no prato e regar com muito azeite

Como cozer bacalhau - Bacalhau com batata e ovo cozido