Como Cozer Bacalhau – A Técnica Certa e um Toque Pessoal
Quer aprender como cozer bacalhau no ponto certo, sem o deixar seco e sem sabor? Então siga esta dica simples e prática — como se faz lá em casa, com tradição e muito sabor.
Este bacalhau pesquei-o (à mão 😄) no Entroncamento, na peixaria da Praça do Entroncamento. Como era fim-de-semana de Finados e não se podia mudar de concelho, veio a nadar com a Dulce até à Carregueira. E chegou fresco… ou quase!
Era um senhor bacalhau de 5 kg, supostamente para estar de molho quase uma semana. Mas ao fim de 2 dias e meio já estava ótimo, com só um toque de sal.
Comi-o cozido, com batatas, cenouras, ovos mal cozidos, couves da horta e regado com azeite de Lagoa (Trás-os-Montes) – um almoço de reis!
👉 Como cozer bacalhau corretamente:
- Coloque água no tacho suficiente para cobrir o bacalhau.
- Coloque o bacalhau no tacho.
- Assim que levantar fervura, apague o lume e tape o tacho.
- Aguarde cerca de 10 minutos. Está pronto!
💡 Nota: O bacalhau já cozinhou durante a cura em sal e no processo de secagem, um pouco como o presunto, por isso não precisa de grandes tempos ao lume. Ao cozer em temperaturas mais baixas, faz com que mantenha o colágeno e permite que o bacalhau lasque.
👉 Como cozer o ovo com a gema mal cozida:
- Ferva água num tacho
- Coloque o ovo com cuidado na água a ferver.
- Conte 5 minutos certinhos.
- Retire e passe por água fria para parar a cozedura.
- Descasque e sirva.
Se gostar do ovo ligeiramente mais cozido deixe cozer, no máximo uns 8 minutos. Nunca mais que isso para que a gema não coza de mais e fique sem sabor. Se a gema estiver com um tom acizentado, quer dizer que passou do ponto 😉
Agora é só juntar tudo no prato, regar com muito azeite e comer devagarinho. Porque bacalhau cozido bem feito… é uma delícia! 😋😋