A minha amiga Micá fez anos e convidou-nos para um jantar em família num restaurante que eu não conhecia, o Manjar do Leão. O espaço ficava ali para os lados do Terrugem, mais propriamente à entrada (ou saída) de Alvarinhos (entre Odrinhas e St. Susana).
O restaurante está bem localizado, junto à estrada, mas vê-se mal por causa do muro. O chef e patrão é o Carlos Leão, meu conhecido da Makro, que, entretanto, saiu e se dedicou à restauração.
O restaurante está decorado de forma simples, mas com classe. Chegamos cedo e a sala só tinha uma mesa ocupada com um casal. Naquele sítio, e num dia de semana, pensei que o restaurante não ia ter muita gente. Afinal, pouco tempo depois, estava praticamente cheio! O Leão é o chefe na cozinha. E na grelha é o maior! A servir às mesas está o filho, simpático e atencioso.
Para comer há essencialmente grelhados. Bom peixe, boa carne e uma novidade que raramente se vê nos restaurantes e que há quem goste muito: caras de bacalhau. A particularidade aqui é que o Carlos faz as ditas cujas grelhadas.
Como era o jantar de aniversário não dava para comer este petisco que normalmente nos deixa todos lambuzados. Fica para uma próxima.
Quase toda a gente comeu peixe e eu acabei por comer uns lagartinhos com batata frita e um arroz solto que, se não estou em erro, era de ervilhas. Da próxima vez que lá for tenho que sugerir ao Carlos Leão mudar o acompanhamento dos lagartinhos para arroz de feijão malandrinho. É assim que como numa tasca ali para os lados da Gulbenkian e fica muito bem.
No final, comi bem! Gostei particularmente das entradas e dos lagartinhos que estavam muito saborosos. As sardinhas e os outros peixes estavam com ótimo aspeto. Embora não tivesse pago, pelo que vi, os preços eram bastante simpáticos.
Quando lá passar, não me vou esquecer das caras de bacalhau grelhadas.