“Os melhores Ovos Rotos de Espanha”

A Taberna de Lucio, fica em Madrid e tem os melhores Ovos Rotos de Espanha! Está sempre cheia, mas, nem meia hora de espera e já estávamos sentados.  O espaço onde se come é num corredor ou numa pequena cave, que foi onde fiquei desta vez.

Éramos quatro, saímos de Lisboa a falar e a “babarmo-nos” só de pensar nos Ovos Rotos.

Para começar, vieram logo duas doses! Estavam óptimos, como sempre. Fazem-nos sempre da mesma forma, fritos com batatas fritas. Para mim o segredo está na quantidade de óleo utilizada, e, em como os ovos são deitados em cima das batatas. Há quem lhes coloque  chouriço frito, presunto, ou bacon por cima, eu prefiro os clássicos!

Depois, vieram umas croquetas iguais às de sempre. Crocantes por fora, cremosas, quase líquidas por dentro. O que não faltou também, foi a beringela frita – laminada em camadas muito finas, passada por um polme crocante e depois molhada num óptimo molho.

Como ainda faltava qualquer coisa, pensamos, pensamos e lá vieram mais uns Ovos Rotos!

Bebemos um bom Verdelho e acabamos no doce – com uma mousse de chocolate razoável e um “pan perdido” muito bom.

 

Ovos Rotos - Taberna Los Huevos de Lucio  Ovos rotos

Croquetas - Taberna Los Huevos de Lucio

Beringela Frita - Taberna Los Huevos de Lucio

Taberna Los Huevos de Lucio
Café não tem e para nos porem na rua mais depressa, ofereceram-nos um licor e umas aguardentes no balcão à saída.

Desta vez, vou fazer os Ovos Rotos em casa como os vi fazer no Lúcio.
Como ainda não estava farto dos Ovos Rotos no dia seguinte, voltamos, fomos os primeiros a chegar, fiquei a saber que o Lúcio ao jantar abre às oito e meia, e voltamos para comer Ovos Rotos, continuavam um maravilha.

Os meus Ovos Rotos (1 dose)

Uma batata média cortada em palitos
2 ovos
1/2 concha de óleo a ferver onde fritou as batatas Sal grosso

Frite as batatas, escorra-as e ponha-as numa travessa, retire e deite numa frigideira o óleo, quando estiver a ferver frite os ovos e deite-os por cima das batatas, com um garfo, desmanche os ovos de maneira a que as gemas se juntem ao óleo que está na travessa. Tempere com sal grosso e quando as batatas estiverem a acabar molhe o pão no óleo misturado com as gemas.
Vai adorar! Como pode algo tão simples, ser tão bom! Com tanto óleo!!!