Há uns tempos saiu um artigo na Revista Visão com alguns dos melhores restaurantes, pastelarias, lojas e tascas da Ericeira.
Faltam lá alguns, outros não são o que eu escolheria mas no geral é um bom artigo sobre a Ericeira, Destes destaco 4:
Sítios a conhecer na Ericeira, segundo a Revista Visão:
O Mar d’Areia do Egídio e Família grelham o Peixe como ninguém! As sardinhas são fabulosas, mais os outros peixes e as pataniscas à entrada! E o arroz doce quando saímos! Depois há as amêijoas, os mexilhões no tempo deles, as costeletas grelhadas e agora para turistas os camarões grelhados com batatas fritas. Sempre a vê-los passar!
As Marias ficam mesmo por trás da minha casa há uns quantos anos, e antes dos pasteis de nata ganharem o prémio já era um tormento com o pão quente a sair de hora a hora. Calculem, acordar, chegar à janela e levar com um aroma a pão quente, só faltava a manteiga a derreter lá dentro com o pão a estalar!!! O pão quente é realmente muito bom e os pasteis não precisaram do prémio para serem os melhores! Já eram!!!
O Lebre, além da imagem ter sido criada pelo Luís e a Tânia, tem uns pregos com alho dentro dum papo-seco aquecido, de lamber os dedos, mais uma data de coisas que vão desde a sopa aos hambúrgueres. Só tem um defeito, a imperial é do norte! Fica numa rua muito estreita, à noite está aberto até às 2h com grande confusão lá dentro e na esplanada. Gosto muito de me sentar (quando há lugar) là, à noite, a beber uns copos.
A Amélia, uma “mercearia” com tudo do melhor, da variedade à qualidade, encontra de tudo. Um êxito!
Outros que não vêm na lista:
O Gama, um histórico da Vila, com os biscoitos de canela (únicos), de manteiga e as areias, os queques e as tortas!
O Tik Tak, com carne excelente, uma tarte de maçã com gelado, uma caipirinha óptima e muito mais!
A Marisqueira Ribas, sempre com marisco fresco, uma massada, uma arrozada, uma feijoada e uma açordada de se lhes tirar o chapéu. Para mim é melhor que a outra que vem na revista!
As Furnas com peixe excepcional e uma vista sobre o mar fabulosa.
A Taberna da Vizinha Paula, na Rua do Norte, com imperial Galega e uns Chiquinhos de se lhe tirar o chapéu.
Mas, há mais! Pode ser que a Visão quando cá voltar venha mais bem informada!