No jantar de despedida das mini-férias em Vila Real de Santo António fomos todos comer ao Cuca. Não conhecia nem nunca tinha ouvido falar do Cuca. Soube da sua existência numa sapataria. Estava lá um senhor muito engraçado, que não se calava. Acabei por meter conversa com ele e, no final, fiquei a saber que tinha um Restaurante de Peixe muito bom ali mesmo no centro da cidade. Chamava-se Cuca, que era o nome da Cerveja que ele bebia lá no ultramar, quando esteve na tropa.
Fui lá no dia seguinte para marcar o jantar e não foi fácil, só consegui marcar mesa lá dentro. A esplanada estava mais que lotada. A montra do Peixe tinha ótimo aspeto; estava lá uma travessa inteira de peixinhos já sem cabeça. Eram Biqueirões!
A lista de Peixes era variada: desde Sardinhas, aos Linguados, Robalos e muito mais. No meio desse “muito mais” lá estava o tal Biqueirão, servido frito com Arroz de Tomate. Só a Lurdes conhecia e costumava comer por ser típico lá da terra. A conselho dela os ditos vieram para quase toda a gente, menos três pessoas que não quiseram arriscar. Comeram Espetada de Camarão e umas Douradas grelhadas.
Nos Biqueirões pedi para porem um pouco de Sal grosso antes da fritura e ficaram espetaculares! Crocantes e salgadinhos. Toda a gente adorou! Comem-se de uma dentada, só fica mesmo o rabo para não se correr o risco de morder os dedos.
O Biqueirão é assim como a Petinga ou os Joaquinzinhos, mas com uma espinha muito fina, que nem se dá por ela. Acompanhados com o Arroz de Tomate mais ou menos Malandrinho, muito saboroso, e uma Salada Mista, estavam dos deuses.
Nos Doces tinham uma boa oferta e Eu acabei por ir à vitrina escolher uma Torta de Alfarroba com Doce de Ovos e um Pudim de Claras, uma Torta de Laranja e um Quindim, tudo dividido ao meio em duas travessas.
Estavam todos muito bons, mas, para mim, a Torta de Alfarroba com Doce de Ovos era superior, pela sua textura, pelo seu sabor e por ser um doce do Algarve.
O dono, que eu tinha conhecido, não estava por lá. Mas estava a filha e o cunhado, a servir às mesas. Muito simpáticos e atentos ao serviço.
Já estava a pagar e lembrei-me de provar um Medronho da casa. Gostei muito. Gostei de tudo, incluindo o preço! Quando voltar a Vila Real de Santo António lá estarei, desta vez mais cedo para conseguir o tão desejado lugar na esplanada.

Restaurante Cuca Restaurante Cuca
Restaurante Cuca Restaurante Cuca 2