
Sopa da cabeça do Pargo
Fui ao mercado comprar peixe. Estava-me a apetecer um pargo para assar no forno!
Na praça da Ericeira como em todas as outras há de tudo, bom e mau. Havia um bom pargo da costa acabado de apanhar, ainda bem fresco sem dobrar. Mandei amanhar e como da cabeça pouco se aproveita mandei cortá-la um pouco maior, com mais peixe para fazer uma sopa, a outra parte, do lombo até ao rabo mandei dar uns cortes até à espinha para assar no forno.
Esta sopa é uma sopa económica, tem pouco peixe, por isso cozi a cabeça em água e sal, separei todo o peixe das espinhas e as cartilagens da cabeça, não é muito bonito de fazer mas o resultado compensa! Reservei também o caldo da cozedura para a sopa.
Ingredientes
- Caldo da cozedura
- Tomate pelado - 1/2kg desfeito em pedaços grandes
- Batatas - 10 medias para o pequeno descascadas e cortadas às rodelas
- Cebolas - 2 grandes cortadas ao meio e depois aos gomos
- Alho - 4 dentes picados
- Coentros - 1 molho
- Hortelã - 2 ramos
- Louro - muito
- Azeite - a cobrir o fundo
- Água
- Sal grosso
Instruções
Num tacho com a água a ferver deite uma mão de sal e a cabeça do Pargo, deixe ferver até estar cozida, retire-a com uma escumadeira para um prato grande e retire todo o peixe.
Reserve o caldo da cozedura
Noutro tacho maior ponha a cebola, os alhos, o tomate, o louro, as batatas, os coentros e a hortelã, regue com o azeite e deite o caldo do peixe e água até tapar tudo dois dedos acima.
Leve ao lume e quando picar as batatas com o bico de uma faca e sentir que estão macias, (sem se estarem a desfazer) retire as ervas e deite os ovos rapidamente para escalfar, eu como gosto deles com a gema líquida retiro-os passado pouco tempo. Se gostar deles bem cozidos deixe estar mais um minuto ou dois.
Sirva com o peixe à parte e junte-o à sopa no prato, assim controla melhor a quantidade que vai comer.
Depois da sopa no prato deite uns coentros picados por cima, decora e dá sabor.
Não tenho palavras para descrever o sabor! Entre o rústico e o sublime. Maravilhoso!