Sopa de couve e feijão
Uma Sopa Ribatejana da minha infância
A sopa de couve e feijão é, para mim, uma das melhores sopas do mundo! Talvez por ter crescido com ela. Sempre que ia à terra, no Ribatejo e ia muitas vezes, adorava comer a sopa de couve e feijão feita pela minha tia Arminda.
Na época, na província não havia fogões, tudo era cozinhado no lume, feito com cavacas que se apanhavam nos pinhais.
Desde a caruma às pinhas ou aos troncos velhos das árvores. Era uma verdadeira limpeza da floresta (não me lembro de haver incêndios).
Lembro-me da minha tia pôr o cabresto, a albarda e o ceirão no burro, e lá ia ela a cavalo no dito. Quando chegava ao pinhal, o carrego era tão grande que na volta para casa, vinha a pé com o burro preso pela arreata. Era armazenar no verão para depois fazer o lume no inverno!
Ingredientes
- Feijão Branco - 450g cozido
- Batata - 200g cortada em cubos pequenos
- Couve Portuguesa - 250g esfarrapada
- Sal grosso
- Azeite - a gosto
- Água - a ferver
Instruções
Coza as batatas, as couves e 3/4 do feijão
Quando as batatas estiverem cozidas, quase a desfazerem-se coloque o resto do feijão com mais um pouco de azeite (estes feijões só são postos no final para ficarem “conhecidos”).
E pronto, temos a sopa feita. Sirva-a com pão de milho migado por cima e um fio de azeite cru.
No tempo da outra senhora, como raramente havia conduto, comia-se primeiro o caldo e depois o entulho (as couves e o feijão).
Eu desta vez não tinha pão de milho em casa, mas era uso miga-lo na sopa para ficar ainda mais consistente. Valia tudo para encher a barriga!
Com sorte, (de ano a ano) lá se comia com uma sardinha frita a acompanhar.