Omelete falsa
Desta vez tinha lá em casa um resto de peixe que tinha assado no forno, estava congelado e resolvi fazer uma omelete. Pelo caminho, como já é habitual, fui mudando tudo. Depois de ter pensado numa omelete, mudei de ideias e resolvi fazer uns sonhos, mas, como tinha que os fritar e dava muito trabalho, resolvi o problema: fiz um pastelão. Já na frigideira, mudei de ideias e voltei à omelete. A grande diferença desta omelete é que leva farinha e leite.
Ingredientes
- Ovos - 5
- Peixe desfiado
- cebola - 1 picada
- alho - 1 picado
- leite - 1 copo
- farinha de milho - 3 colheres de sopa
- coentros - 1 molho - picados
- Sal grosso
- Azeite - a cobrir o fundo da frigideira generosamente
Instruções
Comece por envolver bem a farinha nos ovos. Para que não crie grumos, use um passador de rede e vá deitando a farinha nos ovos mexendo sempre. De seguida, junte o resto dos elementos: o peixe, a cebola, os alhos e os coentros. Volte a misturar tudo e no final deite o leite continuando a envolver tudo muito bem.
Numa frigideira aqueça bem o azeite, deite-lhe o preparado e com o lume médio vá fritando a omelete. Enrole a omelete com a ajuda de duas espátulas, vá continuando a enrolar chegando sempre o preparado cru para si, tendo o cuidado de a deixar bem frita para não se desmanchar nesta operação. Quando estiver toda enrolada está pronta.
Esta omelete fica com uma consistência completamente diferente, mais compacta e dá mais rendimento do que fazê-la só com os ovos.
Se quiser fazer uma omelete vegetariana, retire-lhe o peixe, aumentando muito a quantidade de coentros.