
Molho de azeite
Gosto muito do bacalhau assado no forno com montes de azeite e cebola a que o meu pai chamava Bacalhau à Lagareiro, pois ia para o forno tapado de azeite! Em tempos de “contenção” para quem o azeite era um luxo. Esta receita só era mesmo possível na altura da apanha da azeitona quando os lagares estavam a trabalhar para fazerem o azeite! O azeite era abundante e la se tirava um pouco daqui, mais um pouco dali. Punha-se o bacalhau no tabuleiro com muita cebola tapado de azeite e lá ia para a fornalha! Comia-se com as verdadeiras batatas a Murro bem cobertas de sal grosso (daquele da salgadeira) ficavam com a casca a estalar e macias por dentro.
Agora como é mais rápido a assá-lo na brasa, de vez em quando faço este molho que fica mais ou menos parecido com o do tal bacalhau no forno. Eramos quatro, o molho chegou e sobrou!
Ingredientes
- Louro - 5 folhas
- Alho - 3 dentes
- Azeite - com fartura
- Água a ferver
- Sal grosso
- Cebola - Uma, mais meia cortada às rodelas grossas
Instruções
Ponha tudo numa frigideira alta, leve ao lume e deixe refogar ligeiramente, a seguir deite um pouco de água para a cebola não queimar.
Quando a cebola estiver translucida e já bastante macia, acrescente mais um pouco de água e de azeite, deixe ferver mais um minuto e o molho está pronto. Pronto agora é só temperar com um pouco de sal pôr por cima do bacalhau assado na brasa e das batatas cozidas com a casca! Cá em casa preferem o azeite fervido só́ com os alhos!
Há gostos para tudo e eu gosto mais assim!!!