Massa guisada com bacalhau, ou massa à Barrão
Quando era miúdo lembro-me de ouvir falar dos Barrões há mais de 50 anos. Vinham em ranchos das Beiras para o Ribatejo na altura das ceifas e da apanha do tomate, ficavam alojados nas herdades, traziam com eles os hábitos e a culinária que tinha de ser muito económica face aos fracos recursos que tinham.
Nos fim-de-semana haviam os bailaricos dos Barrões ao som da concertina. La iam sempre rapazes da Carregueira para a charneca para os ditos bailes a ver se catrapiscavam uma Barroa.
A Massa à Barrão é um desses pratos e é delicioso.
Era um cozinhado de verão, na altura do tomate bem maduro, hoje com o tomate de estufa ou de conserva podemos fazê-la todo o ano. (não é bem a mesma coisa)
Esta massa com cheiro a bacalhau é mais um prato em que não é preciso muita coisa para o cozinhar. Muito saboroso e substancial para quem trabalhava de sol a sol, ferrava quando o sol nascia e voltava a casa quando ele se punha.
Esta minha massa à Barrão é um pouco diferente, mais rica, com mais tomate e uma posta para dois é muito!? O bacalhau também já estava cozido, tinha sobrado de véspera e também já não tinha a água da cozedura. Normalmente o bacalhau é cozido e aproveita-se a água do mesmo, ou junta-se logo de início.
Esta é uma massa rica com um posta de bacalhau para dois, mas, dá perfeitamente para quatro ou oito! É só acrescentar a massa. O que conta é o cheiro!
Ingredientes
- Massa - 3 mãos
- Bacalhau - 1 posta cozida sem espinhas
- Tomate pelado - 1 lata pequena
- Cebola - 1 média/pequena picada
- Alho - 3 dentes de
- Louro - 2 folhas
- Salsa - 1 ramo
- Azeite - a cobrir o fundo generosamente
- Sal grosso
- Piri-piris - 2 picados
- Água - a ferver
Instruções
Faça um refogado com a cebola e o azeite, junte de seguida o tomate, os alhos e o louro. Quando estiver apurado deite a água, o bacalhau, a massa, a salsa e os piri-piris, deixe cozer acrescentando água sempre que necessário. Quando a massa estiver quase cozida, ponha o sal e mais água, deixe levantar fervura e apague o lume.
Ficou espetacular com bastante caldo deu para comer à colher!