Garoupa Patusca, a cloche, antes das bimbys
Antes dessa bimbalhada das bimbys (escusam de me vir dizer que ela é boa), era uma vez um forno elétrico redondo chamado cloche, também conhecido por patusca. Que cheirinho a nostalgia…
Alguém se lembra da velha patusca onde se cozinhava tudo e mais alguma coisa? Para quem não se recorda ou é mais novo, a tampa e a base têm resistência para uma distribuição uniforme de calor.
A minha sogra cozinhava muito bem. Não variava muito, todos os dias da semana as receitas eram repetidas da semana anterior, sendo peixe ao almoço e carne ao jantar, sempre com uma sopa no início da refeição. Até que um dia apareceu a Cloche e foi uma revolução lá em casa! Começámos a comer uns petiscos diferentes, a pescada assada na dita era um delas.
Desta vez não tinha pescada e foi mesmo com garoupa.
Ingredientes
- Garoupa - 1 posta por pessoa
- Batata - 1 grande por pessoa
- Ovo - 1/2 por pessoa
- Cebola - 1
- Dentes de Alho - 3
- Folhas de Louro - 2
- Salsa - 1 ramo
- Colorau - q.b
- Vinho Branco - q.b
- Sal - q.b
- Pimenta - q.b
- Azeite - q.b
- Água - q.b
Instruções
Num copo grande, que dê para mais de 1/2 litro, deite o vinho, a água, o azeite, o colorau, o sal e a pimenta. Misture tudo muito bem.
No recipiente da cloche, coloque o peixe, as batatas cortadas em gomos, a cebola também cortada aos gomos, os alhos fatiados e as folhas de louro em pedaços pequenos. Regue com o molho preparado, coloque a salsa por cima e feche a cloche.
Como a dita tem um vidro por cima, pode ir vendo até o peixe e as batatas estarem assadas.
À parte, coza os ovos. Desfaça-os em pedaços e ponha por cima do assado, antes de ir à mesa.
Veja as fotos da receita: