Garoupa no forno à moda do Tózinho
Este fim de semana, quase não pus os pés na cozinha. Tinha lá o Tózinho que resolveu fazer um peixe no forno como ele gosta. Eu também gostei.
Como de costume fomos ao mercado do Entroncamento ver o que é que ainda tinham de peixe para assar no forno. Eram 11.30h e já não havia muita coisa. Como éramos quatro o peixe não podia ser muito grande, valeu-nos um rabo de garoupa que ainda deu cinco postas, estava fresquíssimo!
Ingredientes
- Garoupa - 1 Rabo (5 postas)
- Batatas médias - 8
- Cebolas - 5
- Folhas de Louro - 4
- Dentes de Alho - 6
- Colorau - 2 colheres de sopa
- Vinho Branco - 2 dl
- Azeite - q.b.
- Àgua - q.b.
Instruções
Para a cebolada:
Ponha a cebola com 3 dentes de alho, o louro, 1 colher de sopa de colorau, o azeite a cobrir o fundo com um pouco de água, deixe ferver até a cebola estar translúcida.
As batatas:
Dê-lhes uma fervura de 3 minutos, escorra a água e tempere com os outros 3 dentes de alho, um pouco de azeite e a outra colher de sopa de colorau, mas, mal cheia (abaixo de rasa).
O peixe:
Num tabuleiro ponha uma parte da cebolada por baixo a fazer uma cama, ponha-lhe a Garoupa em cima, deite as batatas à volta e ponha o resto da cebolada por cima do peixe e das batatas, deite o vinho branco pelas batatas e leve ao forno, esteve lá meia hora e já na mesa vimos que junto à espinha ainda estava um pouco cru, como estavamos cheios de fome para não esperar muito mais, separamos as postas e voltou ao forno mais 10 minutos. As postas ficaram lindas e ainda mais saborosas. Se a garoupa voltasse para o forno inteiro, eram mais 15 minutos.
Estava ótima, a acompanhar, uma salada de alface temperada com coentros em semente e a decorada com lírios!!