Frango com esparguete no forno
Fui ao talho e lembrei-me de comprar peito de frango para o fazer guisado com massa. Entretanto fui à loja e comprei esparguete fresco. Na altura de cozinhar fui me lembrando e inventando outras maneiras de o preparar, e até que ficou bem saboroso!
Ingredientes
- peito de frango - 1kg cortado às tiras
- Esparguete Fresco - 2 pacotes ou um pacote de massa “seca”
- Leite - 800 dl
- Natas - 2 pacotes light
- Farinha de milho - 3 colheres de sopa bem cheias
- Cebolas - 3 picadas
- Alho - 4 dentes laminados
- queijo ralado - 150g
- Caju cru - 100g cortado em pedaços. Se não tiver cru use dos fritos com sal e nesse caso não precisa de os torrar
- Nós de moscada - 1 colher de sopa mal cheia de em pó
- Louro - 6 folhas
- Azeite
- Molho de Soja - 10 ml
- Sal grosso
Instruções
Passe por água o peito de frango, distribua-o num tabuleiro, regue com um pouco de azeite e tempere com pedaços de louro de 4 folhas e sal grosso, leve ao forno a grelhar um pouco e reserve.
Para fazer o molho, pique a cebola e refogue-a no azeite com 2 folhas de louro. Quando estiver transparente junte o alho e a farinha de milho deixe cozer um pouco a farinha e comece a juntar o leite sempre mexendo até começar a engrossar o molho, deite então as natas, continue a envolver junto por fim o molho de soja. Misture muito bem e o molho está pronto. Reserve
Dos dois pacotes de massa um distribua no fundo do tabuleiro, ponha o frango por cima e deite uma parte do molho. O outro pacote massa dê-lhe uma fervura e distribua por cima do frango. Agora é só deitar o resto do molho por cima da massa, com um garfo levante um pouco o esparguete para que fique com uma superfície bastante irregular. Ponha agora o queijo e o caju que, entretanto, foi torrado numa frigideira.
Leve ao forno durante cerca de 25 minutos a cento e oitenta graus e está pronto para servir use uma espátula para que a massa venha em bloco e fique bonita no prato.
Uma particularidade engraçada é a diferença entre as duas massas, a primeira camada colocada diretamente na travessa sem passar por água que ficou crocante e o esparguete que ficou por cima e passei-o por água a ferver, depois com o molho, o queijo e os cajus por cima deram-lhe um toque estaladiço especial!
Ficou espetacular, disse o Luís que é muito esquisito e parco em elogios.