Feijoada na abóbora gratinada com queijo da ilha
Desta vez decidi fazer uma feijoada com abóbora ou feijoada de abóbora, como quiserem. Já que a abóbora tinha muito bom aspecto pensei em utilizar a mesma como terrina, e ainda bem que pensei, porque ficou divinal.
Com esta receita cada um pode tirar a quantidade de abóbora que quiser, já que é necessário raspar as parede da abóbora, para poder comer, a abóbora. Quem não gosta pode comer só a a feijoada.
Mais uma vez explico que esta receita não leva carne nem chouriços, como todas as minhas feijoadas mas quem quiser alguma destas carnes é só juntar. Na minha opinião uma feijoada fica sempre bem com um entrecosto, segue a receita de entrecosto no forno - Link Entrecosto no Forno - Grafe e Faca
Ingredientes
- Abóbora - 1 pequena cortada por cima e limpa das pevides e miolo com uma colher
- Feijão Encarnado - 800g cozido
- Cebolas - 2 cortadas aos gomos
- Cenouras - 5 cortadas às rodelas
- Queijo da Ilha - a gosto (ralado)
- Tomate - 1/2 kg
- Alho - 6 dentes picados
- Louro - 8 folhas
- Hortelã - 1 molho
- Azeite - a cobrir o fundo
- Vinho Branco - 3 dl
- Sal Grosso - a gosto
Instruções
Depois da abóbora limpa, deite-lhe um pouco de azeite e com os dedos distribua-o por todo o interior, salpique com sal grosso e leve ao forno a 180 graus durante uns 30-40 minutos (depende do tamanho da abóbora). Atenção não pode ficar muito tempo para a casca não ficar mole.
Num tacho refogue a cebola no azeite com as cenouras e um pouco de vinho.
De seguida junte o tomate, os alhos, o louro, os coentros, a hortelã, o sal e o vinho branco, deixe apurar e cozer a cenoura.
Se necessário vá juntando água. Quando a cenoura estiver cozida, junte o feijão e deixe apurar.
Agora tire do forno a abóbora e deite no interior a feijoada, cubra com o queijo da ilha e leve a gratinar, pelo menos mais uns 5-10 minutos.
Leve à mesa e ao servir passe com a colher pela abóbora para tirar pedaços da dita para comer com o feijão.
Acompanhe com arroz branco. Ou não!!!