Mousse de alho negro
Primeiro comecei à procura dos alhos, alhos pretos? Não foi fácil. Acabei por os encontrar num daqueles supermercados gourmet, por acaso espanhol!
Já tinha comido umas batatas fritas com molho de alho negro no Lá Popular na Ericeira, aí é servido com batatas fritas, e posso dizer que é ótimo!
Eu como de costume queria fazer uma coisa parecida, mas, em pouco tempo! Tinha lá em casa uma maionese light daquelas já “enfrascadas”, e os ditos alhos, vai daí, juntei os alhos à maionese, com umas pedrinhas de sal e um fio de azeite! Não ficou mal, mas, podia ter ficado melhor!
Comemos esta mousse de alho negro com uns palitos, daqueles fininhos de pão “gressinos”. O pessoal lá de casa comentou que não estava mal, mas não comeram mais nenhum gressino! ??? Eu, claro, para provar que estava ótimo ainda comi para aí uns 10 gressinos! Estava “mesmo” ótimo. ??
Mas podia ficar melhor!
Por isso já retifiquei a dita mousse e já está muito melhor!
Ingredientes
- Alho negro - 1 cabeça descascados
- Maionese - 2 colheres de sopa mal cheia
- Sal grosso
- Azeite - Um fio
Instruções
Num copo ponha todos estes ingredientes, passe com a varinha até ficar um creme homogéneo. Coma a barrar umas tostas, ou com umas batatinhas em palitos acabadas de fritar.
Para a próxima, vou fazer eu a maionese já com os alhos pretos, ainda vai ficar melhor!
Bom apetite.
OS ALHOS NEGROS
O alho negro ou preto é um novo/velho ingrediente cada vez mais conhecido pelo seu sabor, odor e textura, completamente diferente do alho “normal”. O alho preto é muito mais adocicado, tem um aroma mais suave, possui algumas notas de vinagre balsâmico, uma textura tipo tâmara, (estão a gostar destas notas?) ? que dão um toque de requinte, a qualquer receita.
O alho negro demora cerca de 3 semanas a ser produzido, depois de colhido é maturado numa fermentação controlada de temperatura e de humidade durante cerca de 3 semanas.
Além de ser um novo sabor a explorar, o alho negro faz muito bem à saúde! Está cheio de propriedades anti-inflamatórias, é um antibiótico natural poderoso, tronando-o num grande amigo agora que os dias de inverno estão cada vez mais frios. Também é bom para a pele, ajuda a emagrecer e a baixar o colesterol, e também li algures que ajuda a melhorar a memória… embora já não me lembre bem onde ???
A origem do alho negro é bastante controversa, mas é certo que terá vindo da ásia e muito possivelmente da península da Coreia. O alho negro começou por ser vendido na antiguidade como um medicamento que ajudava a ganhar imunidade contra algumas doenças. Mas… também há quem diga que só foi inventando no início deste século por um artesão coreano (quem o afirma é esse artesão).
Seja qual for a verdade, o que interessa é que vou começar a usá-lo mais vezes nos meus petiscos!