Sopa de Ouriços-do-mar

Este fim-de-semana que passou decorreu o Festival do Ouriço-do-Mar na Ericeira. Comi-os no Tik Tak, crus, cozidos e numa sopa que só no fim o Pedro me deu a provar, e posso dizer que gostei bastante. Gostei tanto na sopa como em cru! Crus parece que sabem ao cheiro da maresia.
Depois pedi-lhe a receita que gentilmente enviou-me por mensagem e que eu vou publicar tal como recebi:
Cozem-se 20 ouriços depois de serem bem lavados em água corrente, numa panela durante 30 minutos, com sal. No fim a água há-de ficar acastanhada. Retiram-se da panela os ouriços e faz-se com eles o que se quiser. Passa-se a água castanha por um passador de rede fina e guarda-se.
Faz-se um refogado com cebola, alho, cenoura e bastante alho francês. Quando estiver alourado junta-se a “água castanha” e mexe-se um pouco. Junta-se uma porção de ervilhas das boas e arroz (ou massa) conforme se preferir. Esta última adição vai engrossar a sopa. Quando estiver tudo pronto, serve-se bem quente com pedacinhos de pão torrado por cima. Quem apreciar pode salpicar por cima com salsa e adicionar um pouco de picante. Esta sopa vai ficar com um inconfundível sabor a iodo, ouriços e mar. N.B. Receita recolhida por tradição oral na Ericeira em 1962, local onde esta sopa era tradicional no tempo da monarquia.
Note-se que Ericeira vem de Oiriceira-terra de ouriços.

Sopa de Ouriços-do-mar sopa de ouriços-do-mar Sopa de Ouriços-do-mar IMG 9409

Sopa de Ouriços-do-mar sopa de ouriços-do-mar Sopa de Ouriços-do-mar IMG 9399

Sopa de Ouriços-do-mar sopa de ouriços-do-mar Sopa de Ouriços-do-mar IMG 9401

Sopa de Ouriços-do-mar sopa de ouriços-do-mar Sopa de Ouriços-do-mar imgres