Fui ao Tomo, o Restaurante Japonês mais tradicional de Lisboa. Dizem que o chef, que é Japonês, era o cozinheiro da embaixada do Japão.
É realmente muito bom! Eu que sou apenas um curioso da cozinha Japonesa, fui lá, perguntei o que devia comer e recomendaram-me um sashimi de lavagante.
O prato veio lindo com sashimi de varios peixes, o lombo do lavagante desmanchado com pedaços de gelo e decorado com a cabeça do mesmo, acompanhado com uma tigela de arroz à parte, estava tudo fresquíssimo e maravilhoso.
Quando acabámos de comer levaram a cabeça para dentro e regressou nuns lombinhos montados no arroz, a cabeça cortada em duas e a cauda dentro da Sopa de Missô.
Para acabar veio a sobremesa que também estava óptima e num dos doces tinha um pequeno pedaço de folha de ouro. Muito requintado.
Desta vez gostei muito e vou voltar!
De tudo isto deixo ficar aqui uma receita de sopa de missô que adaptei do site brasileiro Lab Culinário da Pamella Marques que gostei bastante. Acho que vai ficar boa, vou trocar a água pelo caldo da cozedura do lavagante, (um sacrilégio?) mas, se tiverem outras receitas e as quiserem publicar, tirem um foto e enviem-me.
Sopa de Missô* ou Missoshiru
- 9 chávenas (xícaras) de chá de água ou do caldo de cozer o lavagante
- 1 e 1/2 envelope de Hondashi (caldo de peixe), ou não, no caso de levar o caldo do lavagante
- 6 colheres de sopa de missô (massa de soja).
- Alho francês cortado às tiras fininhas a seu gosto
Deixe a água, ou do caldo de cozer o lavagante, levantar fervura, junte o hondashi, mais um minuto e deite o missô. Mexa para dissolver bem, a seguir acrescente o alho francês e apague o lume.
Melhor que comer com a colher é beber directamente da tigela.
* Fonte wikipedia
Sopa de missô é um prato da culinária japonesa, consumido costumeiramente com frequência pelos japoneses. Normalmente é preparado com soja, hondashi, tofu, cebolinha; algumas vezes acrescentam-se outros legumes. O missoshiru é servido antes do prato principal e deve ser consumido quente.
A palavra missoshiru tem como significado caldo de soja fermentada, formada por duas palavras onde missô significa “soja fermentada” e shiru, “caldo”.