- Tempo de Prep: 60 minutos
- Tempo de Coz: 30 minutos
- Porção: 20 Pessoas
Sável frito com açorda do mesmo
Estamos na época do sável. Há apreciadores que andam muitos quilómetros em Portugal, para o comer em restaurantes especializados este tipo de iguaria. Eu como-o em minha casa!
Antigamente, no Ribatejo, lá na minha zona, o sável era pescado no Tejo e no Zêzere. Os meus pais compravam diretamente aos pescadores ou às peixeiras que vinham à aldeia vender o peixe do rio. Eram outros tempos! O Tejo não estava poluído e o Zêzere tinha peixe com fartura. Agora, compro-o na mesma no Ribatejo, mas, na Peixaria do Mercado no Entroncamento. A Dulce, a Maria Manuela e a mãe de ambas têm uma bancada com o melhor peixe do Ribatejo, para não dizer de Portugal. O peixe é realmente muito bom, completamente fresco.
Este fim-de-semana, fui lá comprar uns carapaus, umas pescadinhas de rabo na boca e claro, o sável! Tinha 4,5 quilos, era espectacular! A Dulce com paciência, lá me amanhou e cortou o peixe às postas bem fininhas, sem cortar as unhas.
Tinha lá em casa a Maria Alice, e ela é que sabe temperar o sável a sério, de maneira a que as muitas espinhas desapareçam de um dia para outro.
Desta vez, estive a vê-la temperar o peixe. Não fazia ideia da quantidade de limões que usou para temperar o sável.
Éramos 20 para o almoço, o sável com os carapaus e as pescadinhas chegaram perfeitamente! Claro que à parte ainda havia um lombo assado, umas febras que tinham sobrado da véspera, um resto de sopa de couve e feijão, e outras coisas.
Ingredientes
- Sável - 1 com quatro quilos e meio cortado às postas muito fininhos
- limão - sumo de 8 ou até cobrir o peixe
- alho - 2 cabeças descascadas e picadas grosseiramente
- Farinha - de milho, ou trigo para passar o sável
- Sal grosso - qb
- Óleo para fritar - qb
Instruções
Ponha uma primeira camada de postas do sável numa travessa e tempere com sal grosso, alhos picados e sumo de limão. De seguida, cubra com uma segunda camada de peixe, volte a temperar e continue até acabar o sável. Se o peixe não ficar coberto com o sumo de limão, esprema mais uns e deite por cima, só assim as espinhas desaparecem. São “comidas” pelo ácido do sumo dos limões.
Depois, é só passar o peixe pela farinha e fritá-lo em óleo bem quente, com algum cuidado para não deixar queimar. Coma acompanhado por uma boa açorda de sável! Se tiver alguma visita que não goste, faça uma açorda de tomate, ou de alho.
Bom apetite!