Estamanha com bacalhau, uma espécie de açorda
No Ribatejo há 40/50 anos no meio rural, quase não se comia pão de trigo, quase todas as casas tinham forno de lenha onde coziam o pão de milho uma vez por semana.
E era com o pão de milho, já com uns dias, couves da horta, azeite e alho que faziam a Estamanha para acompanhar as sardinhas e, muito raramente, bacalhau (era muito caro).
Quando não havia dinheiro nem para uma coisa nem para outra, lá estava só a estamanha a aconchegar o estômago. Eu já adulterei a receita com o pão de trigo e o bacalhau, mas fica melhor esta Estamanha de Bacalhau.
Ingredientes
- Pão de Trigo - 2 fatias
- Pão de Milho - 5 fatias
- Bacalhau - 1 posta
- Água da Cozedura do Bacalhau - q.b.
- Couve - 1
- Dentes de Alho - 6
- Azeite - q.b.
Instruções
Prepare as couves juntando várias folhas numa mão e com a outra dá-lhes um soco na parte que ficou fora da mão. A seguir, com a mesma mão rasga as couves, repetindo até acabar, lave muito bem e ponha a cozer.
Num tacho coloca o azeite e o alho a alourar, junta o pão de trigo já escaldado e desfeito com a água do bacalhau, deixa cozer um pouco e junta o pão de milho, também desfeito, mas com algumas côdeas maiores. Deixa cozer mais uns 10 minutos, adiciona as couves e o bacalhau, mistura bem e ferve mais 2 ou 3 minutos. Está pronta a estamanha.
Desta vez, a estamanha acompanhou o bacalhau à lagareiro. Fi-la com pouco azeite e no fim, deitei-lhe uma parte generosa do azeite do bacalhau, misturei bem e ainda ficou mais saboroso.
Veja as fotos da receita passo a passo: