Choquinhos à Algarvia
No sábado fui à praça de Campo de Ourique e tinham lá choquinhos pequenos. Ia almoçar a casa do Zé e lembrei-logo de fazer uma entrada com os ditos.
Ingredientes
- choquinhos - 500g - frescos com tinta
- Alho - 8 dentes - com pele esmagados
- Coentros - picados
- Azeite - com fartura
Instruções
Lave bem os chocos num escorredor sem os mexer muito para a tinta não fugir.
Num tacho pequeno aloire bem os alhos sem os queimar, junte os chocos e deixe-os fritar com o lume no máximo para evaporar a água que ficou da lavagem e apurar o molho com o azeite e a tinta dos chocos.
Deite os coentros e deixe-os arrefecer, tire-lhes a concha interna que entretanto se despegaram dos chocos.
Estavam óptimos! Ainda fiz umas sopinhas de pão no molho.
Se fossem mais chocos, ou menos gente à mesa, comia-os com arroz branco.
Segundos Wikipedia:
Os chocos, sibas ou sépias são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, ordem Sepiida.
Os chocos têm uma concha interna, bolsa de tinta, oito braços e dois tentáculos e cinco dentes de quitina.
Possuem uma capacidade de camuflagem considerada superior à de um camaleão; suas gamas incríveis de cores são devidas às células especiais, os cromatóforos.
Os chocos têm uma vida tanto diurna como noturna, sendo, a última, a mais ativa. alimentando-se de outros pequenos seres, tais como camarões, peixes, sangue e outros.
Depois de capturarem suas presas, eles matam-nas com um mecanismo na sua boca, semelhante a um liquidificador, com que retalham suas vítimas.
Veja as fotos:
O meu conselho, para quem como eu já fez choquinhos, é que tirem aquela casca interna dos chocos. Dá trabalho e obriga a que tenhamos uma faca bem afiada, mas é muito mais agradável comermos os choquinhos limpos do que andarmos durante o jantar a mastigar cascas. 🙂
No entanto à que dizer que o maior trabalho é mesmo encontrar os ditos choquinhos
É verdade, o ideal é mesmo tirar a casca dos choquinhos, mas isso dá muito trabalho e sim, é necessário uma boa faca, caso contrário vamos estar a esmagar os chocos.