Arroz de berbigão
No outro fim de semana fui buscar o Tózinho à Sobrena, passamos pelas Caldas da Rainha e paramos para ir ao pão. O mercado de rua continua e ainda bem! Eu gosto muito e faz parte da cidade com imensa cor da fruta e dos legumes. Depois fui à praça do peixe, uma desgraça! Ainda há poucos anos o movimento era uma loucura com as bancadas todas cheias de peixe com montes de gente a comprar, hoje há meia dúzia de bancas com peixe bem fresco, mas povo é mentira. Enfim mudam-se os tempos!!!
E pronto, agora que já chorei quase tudo sobre as Caldas, voltemos às compras. Comprei uns berbigões bem cheios, ótimos, uns carapauzinos para fritar, umas ameijoas da lagoa, o pão da Ramalhosa, fruta e legumes, umas cavacas e uns beijinhos. Saí de lá bem aviado.
Quando estava a comprar os berbigões pensei faze-los à Bolhão Pato depois olhei para os carapaus, e resolvi-me por um arroz de berbigão a acompanhar os carapaus fritos.
Ingredientes
- de arroz carolino - 6 mãos
- cebola - 1 cortada aos gomos
- tomate - 1 lata pequena
- louro - 4 folhas
- alho - 3 dentes
- vinho branco - 1 copo pequeno
- Azeite - a cobrir o fundo
Instruções
1 kg de berbigão aberto à Bolhão Pato com 4 dentes de alho azeite, coentros e 1 copo de agua pequeno.
Num tacho refogue a cebola no azeite com o vinho branco até ficar transparente, deite a seguir o tomate e os alhos, quando estiver apurado junte o arroz e vá cozendo sempre com pouca agua que vai acrescentando sempre que necessário, quando estiver quase pronto acrescente o molho dos berbigões, deixe levantar fervura e junte os berbigões, apague o lume e está pronto.
Acompanhe com uns carapaus fritos e vai ver!
O Tózinho "lambeu-se" com o arroz! E não se calava com os carapaus fritos por ele, que faça-se justiça estavam espectacularmente fritos (tenho de o engraxar, se não para a próxima tenho de ser eu a frita-los).