No outro fim de semana fui buscar o Tózinho à Sobrena, passamos pelas Caldas da Rainha e paramos para ir ao pão. O mercado de rua continua e ainda bem! Eu gosto muito e faz parte da cidade com imensa cor da fruta e dos legumes. Depois fui à praça do peixe, uma desgraça! Ainda há poucos anos o movimento era uma loucura com as bancadas todas cheias de peixe com montes de gente a comprar, hoje há meia dúzia de bancas com peixe bem fresco, mas povo é mentira. Enfim mudam-se os tempos!!!

E pronto, agora que já chorei quase tudo sobre as Caldas, voltemos às compras. Comprei uns berbigões bem cheios, ótimos, uns carapauzinos para fritar, umas ameijoas da lagoa, o pão da Ramalhosa, fruta e legumes, umas cavacas e uns beijinhos. Saí de lá bem aviado.

Quando estava a comprar os berbigões pensei faze-los à Bolhão Pato depois olhei para os carapaus, e  resolvi-me por um arroz de berbigão a acompanhar os carapaus fritos.

Grafe e Faca Arroz de Berbigão (2)

 Arroz de berbigão (6 pessoas)

1 kg de berbigão aberto à Bolhão Pato com 4 dentes de alho azeite, coentros e 1 copo de agua pequeno.

Grafe e Faca Arroz de Berbigão (5)

6 mãos de arroz carolino

1 cebola cortada aos gomos

1 lata pequena de tomate

4 folhas de louro

3 dentes de alho

1 copo pequeno de vinho branco

Azeite a cobrir o fundo

Grafe e Faca Arroz de Berbigão (3)Grafe e Faca Arroz de Berbigão (4)

Num tacho refogue a cebola no azeite com o vinho branco até ficar transparente, deite a seguir o tomate e os alhos, quando estiver apurado junte o arroz e vá cozendo sempre com pouca agua que vai acrescentando sempre que necessário, quando estiver quase pronto acrescente o molho dos berbigões, deixe levantar fervura e junte os berbigões, apague o lume e está pronto.

Grafe e Faca Arroz de Berbigão (6)

Acompanhe com uns carapaus fritos e vai ver!

O Tózinho “lambeu-se” com o arroz! E não se calava com os carapaus fritos por ele, que faça-se justiça estavam espectacularmente fritos (tenho de o engraxar, se não para a próxima tenho de ser eu a frita-los).

 

Grafe e Faca Arroz de Berbigão (7) Grafe e Faca Arroz de Berbigão (8)Grafe e Faca Arroz de Berbigão (1)