Estamos na Páscoa, os católicos mais tradicionais não comem carne. Sexta-Feira Santa é, por tradição, o dia de não comer carne. Mesmo os menos católicos evitam comer nesta altura, por isso decidi que hoje ia fazer o meu arroz cremoso de pescada.

No primeiro milénio os cristãos costumavam passar a Quaresma a jejuar.
Hoje, muitos cristãos não comem carne neste período, outros só às sextas feiras, outros ainda mantêm tradições ainda mais antigas e privam-se também de outros prazeres durante toda a Quaresma. Além da carne, há ainda quem renuncie também ao álcool.

A Quaresma praticada desde o século IV é uma palavra que vem do latim (quadragésima), é a designação dum período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo – a ressurreição de Jesus Cristo.
O domingo de Páscoa é um dia de alegria, normalmente as famílias juntam-se à mesa para comerem o cabrito ou o borrego

Eu para sexta-feira santa vou preparar uma pescada a nadar num arroz cremoso, dá para comer com faca e garfo, ou com uma colher e um garfo para não ficar nem um bocadinho do creme.

Arroz cremoso de pescada (4 pessoas)

  • 3 postas de pescada, ou 4 temperadas com sal grosso 2 horas antes
  • 5 mãos de arroz
  • 1 molhe de coentros com talos e tudo picados
  • 6 dentes de alho esmagados com casca
  • 1 cebola picada
  • 3 folhas de louro
  • 2 gemas

Num tacho coza a pescada com os alhos, metade dos coentros, o louro, o azeite e a água 2 dedos acima do peixe. Quando estiver cozido retire, tire a pele e as espinhas e reserve.

Grafe e Faca Arroz cremoso de pescada
Noutro tacho refogue a cebola num pouco de azeite, junte e deixe fritar um pouco o arroz, deite uma parte do caldo com todos o ingredientes, mais coentros, vá mexendo e acrescentando o caldo até o arroz estar quase cozido e apague o lume (este arroz é quase uma sopa, tem de ser bastante líquido, se necessário deite mais caldo).

Grafe e Faca Arroz cremoso de pescada

Grafe e Faca Arroz cremoso de pescada
À parte num copo bata bem as gemas com mais coentros com um garfo e vá acrescentando caldo devagar para não talhar.
Ainda com o lume apagado junte o creme com as gemas, acenda o lume e sempre a mexer, depois de levantar fervura deixe engrossar um pouco o molho.

Grafe e Faca Arroz cremoso de pescada
No final misture o peixe no arroz, ou para ficar mais bonito emprate e ponha a pescada por cima, salpique com coentros frescos picados.

Grafe e Faca Arroz cremoso de pescada

A Beatriz ADOROU e o Pedro também.