
Massa à Barrão, de fazer lá por casa
Barrões, lembro-me há 40/50 anos dos beirões que vinham para o Ribatejo na altura das ceifas e da apanha do tomate, vinham em rancho e ficavam alojados nas herdades, traziam com eles os hábitos e a culinária que tinha de ser muito económica face aos fracos recursos que tinham. A Massa à Barrão é um desses pratos e é delicioso.
Esta massa com cheiro a bacalhau é mais um prato em que não é preciso muita coisa para servir. Um prato muito saboroso e substancial para quem ferrava ao trabalho quando o sol nascia e voltava a casa quando o sol se punha. Se querem saber mais, como eu, sobre sobre os barrões, vejam o texto do Blog da Ribeira de Muge.
Também Alves Redol, escritor ribatejano em 1939 relata de forma dramática a vida desta gente no seu romance "Gaibéus"
Como eram muitos lá em casa (para cima de 40) resolvi alimentar o pessoal com 5 postas de bacalhau, 3 pacotes grandes macarronete e um de cotovelinhos, na receita original o tempero era feito com salsa, eu prefiro sabores mais fortes, fiz mais uns petiscos, mas a opinião foi unânime. Estava muito bom!!!
Se não estivesse, claro, a seguir iam jantar a outro lado.
Ingredientes
- Massa - 12 mão
- Bacalhau - 1 posta, ou as que quiser do lombo cozido sem pele nem espinhas
- Água - da cozedura do bacalhau
- Tomate pelado - 1 lata grande
- Cebola - 1 grande picada
- Aalho - 4 dentes
- Louro - 10 folhas
- Coentros - 1 ramo picado
- Hortelã - 1 ramo
- Azeite - a cobrir o fundo generosamente
- Vinho branco - 1dl
- Sal grosso
- Água - a ferver para ir acrescentando na cozedura da massa
- Piripiri - 1 picado
Instruções
Faça um refogado com a cebola e o azeite, junte de seguida o tomate, os alhos, o louro e o vinho branco. Quando estiver apurado deite a água do bacalhau, a massa, os coentros, a hortelã e o piripiri, deixe cozer acrescentando água sempre que necessário. Quando a massa estiver quase cozida, ponha o bacalhau, sal e mais 1/2l de água, deixe levantar fervura e apague o lume. Ponha mais coentros, hortelã picada e Coma!
Se não tiver bacalhau faça tudo igual, mas, sem ele, vai ver que também vai gostar.
No dia seguinte como sobrou massa, salpiquei-a com queijo e coentros, levei ao forno a gratinar e já não sei de qual gostei mais???