No último fim de semana estive em Ponte de Lima, num Festival do Sarrabulho e carnes de porco.
Ponte de Lima é Linda! Pelas ruas antigas do centro, pelos monumentos, pela ponte, pelo rio, pela outra margem, pelo movimento, pelas tasquinhas com petiscos regionais, pelo orgulho com que aquelas gentes têm a vestir os trajes típicos, e a passagem aos filhos destes hábitos, que os portugueses do resto do país parecem ter vergonha de assumir.
E lá fomos ao festival, numa tenda gigante stands de produtos da zona, e os restaurantes lá da terra a cozinhar e servir os petiscos do festival.
Eu como não gosto de sarrabulho comi um bacalhau de cebolada espectacular e uns rojões que também eram acompanhados pelo arroz de sarrabulho, como manda a tradição.
Desta vez não fui eu que fiz o arroz de sarrabulho, fui buscar a receita ao site “Iguaria.com”
Espero que gostem.
Arroz de Sarrabulho (12 pessoas)
Por Hugo, Junho 11, 2013
Ingredientes:
- Carne de Vaca – 500gr
- Galinha – 500gr
- Costeletas de Porco – 500gr
- Osso do Suão – 1/2
- Chouriço de Carne – 200gr
- Coração de Porco – 1/2
- Arroz – 1Kg
- Sangue de Porco – 250ml (com um toque de vinagre para não coalhar)
- Cravinho
- 1 Louro
- 1 Folha Limão
- 1 Sumo
- Cominho – A gosto
- Noz Moscada – A gosto
- Pimenta – A gosto
- Sal – A gosto
Instruções:
Começa por por pôr todas as carnes numa panela com uns 3 litros de água fria, junta-se a este o louro, o cravinho, uma pitada de noz moscada, sal e pimenta.
Deixa cozer muito bem as carnes em lume médio alto, retirando a espuma que se forma a superfície.
Quando as carnes estiverem bem cozidas e a desfazer-se, retira-se a panela do lume, tira-se as carnes e desfiam-se. Deixa o caldo na panela e deixa-se tudo arrefecer.
Depois da arrefecer a gordura, deve gravitar para o topo do caldo, retira a gordura e espuma em excesso que esteja no topo e volta a levar a panela ao lume. Prova, e se necessário rectifica os temperos, acrescenta mais água se necessário (não te esqueças que tem de ter água suficiente para cozer 1kg de arroz, logo por volta de 2 litros) e deixa ferver um pouco para o gosto apurar.
De seguida acrescenta o arroz e baixa o lume para brando, quando o arroz estiver meio cozido acrescenta as carnes desfiadas e o sangue liquefeito, continua a deixar cozer até o arroz estar cozido.
Por fim junta-se o sumo de limão, o cravinho e uma pitada de cominhos em pó, serve-se de imediato.